5 principais cuidados para evitar acidentes no trânsito

Levar os filhos à escola, ir ao trabalho, ou ao supermercado é suficiente para perceber como está o trânsito atualmente. Seja em dias comuns ou mais intenso quando chove. Diante deste cenário como evitar acidentes? Como dirigir de maneira defensiva?

O número de acidentes cresce a cada dia. Seja por imprudência, falta de atenção, preparo do condutor ou ainda falta de manutenção do próprio veículo. A direção defensiva tem como objetivo preparar condutores para que saibam agir em condições adversas. Porém, muitos acabam agindo de acordo com o momento.

Como deve agir o condutor? Quais precauções deve ter ao volante? No artigo de hoje comentaremos os principais cuidados para evitar acidentes no trânsito. Continue lendo e veja se faz parte da sua rotina!

1. Uso do celular

O uso de celular se tornou mais comum do que muitas atividades no dia a dia. Ler e-mails, fechar negócio, marcar reuniões, tudo a um toque de distância. Porém, não no trânsito. Como responder um e-mail e prestar atenção na estrada ao mesmo tempo? Praticamente impossível. As chances de causar colisão são enormes. Recebeu ligação? Fique no acostamento. Ligue depois. Mantenha-se em segurança.

2. Bebida alcóolica

É comum ouvir motoristas experientes comentarem que a bebida não tem efeito. Que seus reflexos seguem inalterados. Essa percepção é errônea. Os acidentes estão aí para provar o contrário. Está sob efeito de bebida, drogas, remédios, sempre prefira pedir um táxi ou carona. 

3. Manutenção preventiva

Outra situação bastante corriqueira é fazer manutenção apenas nas férias. No restante do ano segue do jeito que está. No entanto, é importante pensar na segurança das crianças ao levá-las ao colégio, em condições adversas, numa ultrapassagem, ou nas demais situações em que possam ocorrer acidentes por falta de manutenção.

4. Sinalização de segurança

Muitos acidentes ocorrem devido a negligência das leis de trânsito. Não respeitar a sinalização, placas indicativas, preferência dos outros motoristas, não sinalizar em tempo hábil, provocar brigas e/ou discussões que possam afetar outros motoristas, etc. A sinalização de segurança serve para que o condutor se antecipe em suas ações.

5. Condições adversas

Entre as principais condições adversas estão as chuvas que podem criar espelho d'água e provocar derrapagem, neblina que impossibilita ver a estrada, neve/granizo que podem tirar o veículo da estrada. Situações em que é preciso ter ainda mais atenção e cuidado.

Esses são os principais cuidados para evitar acidentes no trânsito. De acordo com o DETRAN esse número seria reduzido seguindo colocando em prática algumas dessas orientações. Você sabe o que é Direção Defensiva? Sabe qual sua importância? Deixe um comentário contando sua experiência!

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site