Como a Pirâmide de Bird pode ser aplicada à plataforma elevatória móvel de trabalho (PEMT)

A prevenção de acidentes em ambientes industriais depende de muitos critérios, que na maioria das vezes são definidos pela teoria da Pirâmide de Bird. Esse nome pode ser estranho, mas não para quem trabalha com segurança do trabalho. Um dos pontos, inclusive, é que a teoria pode ser aplicada em plataformas elevatórias móveis de trabalho (PEMT).

A Pirâmide de Bird não é nenhuma novidade, pois a sua ideia existe há décadas. É claro que o conceito foi se aprimorando conforme novas necessidades surgiram na segurança do trabalho. É justamente por isso que hoje ela ajuda a evitar acidentes em PEMT.

Neste artigo você vai entender mais sobre o assunto e a aplicação da Pirâmide de Bird no contexto da PEMT!

O que é a Pirâmide de Bird?

Primeiramente, vamos explicar de onde surgiu a Pirâmide de Bird. Esse conceito foi uma teoria criada pelo norte-americano Frank Bird, na década de 1960. A ideia era criar algo que permitisse determinar e mensurar os riscos de acidentes nos locais de trabalho.

Para fazer isso, Bird desenvolveu uma pesquisa com mais de dois milhões de acidentes de trabalho nas indústrias dos Estados Unidos. O resultado relaciona a periodicidade dos acidentes com a sua gravidade. A Pirâmide de Bird foi construída levando em conta a seguinte proporção: 1:10:30:600.

Entenda o que cada número significa:

● 1: número de mortes;
● 10: danos físicos leves;
● 30 danos materiais;
● 600 incidentes a menos.

Segundo Bird, a ordem é crescente da esquerda para a direita e do topo para a base da pirâmide. Mas o que tudo isso significa?

Imagina um tipo de acidente que provoca danos leves, seguindo a Pirâmide de Bird. A teoria mostra que mesmo sendo leves, esses acidentes acontecem em maior número. Portanto, a prevenção para esse tipo de acidente deve ser redobrada.

Para cada um acidente que causa lesão grave, acontecem outros 600 com quase nenhuma consequência. Isso mostra que mesmo o que parece um acidente sem complicação precisa ser levado em conta, pois ele vai se repetir mais vezes e pode se tornar algo maior.

Essa é a verdadeira ideia de agir na prevenção, não é verdade? Bird mostrou que um problema pequeno que se repete muitas vezes pode ser a causa de um acidente de trabalho com morte em algum momento. Por isso, a melhor medida é sempre prevenir.

Como prevenir acidentes com a Pirâmide de Bird?

A Pirâmide de Bird deixa muitos ensinamentos para além da teoria em si. O que o autor da ideia tentou fazer foi quantificar os riscos, mas a partir disso é possível transformar para cenários reais.

Na verdade, o objetivo é que cada empresa construa a sua Pirâmide de Bird. Ou seja, que possa identificar os riscos, a frequência com que eles acontecem, suas gravidades e como preveni-los.

Portanto, a pirâmide é um instrumento que ajuda a pensar na segurança do trabalho conforme o contexto de cada local. Através dela você consegue estabelecer normas, parâmetros e ações para cada tipo de risco.

Prevenção de acidentes em PEMT

Imagine que a pessoa responsável pelo controle da plataforma fica mexendo no celular durante o serviço. Com isso, a atenção dela está dividida. Esse problema fica na base da pirâmide conforme a lógica de Bird.

Se tal comportamento se repetir todos os dias, em algum momento essa pessoa cometerá um erro. Esse erro, por sua vez, poderá ser leve. Com o tempo, podem surgir acidentes mais graves.

Então, o que isso significa? Segundo a Pirâmide de Bird, o melhor é agir assim que se identifica um problema, enquanto ele cause apenas consequências leves. Desta forma, você previne afastamento de funcionários e danos ao equipamento.

Essa é apenas uma das formas de aumentar a segurança do trabalho em PEMT usando a Pirâmide de Bird. O objetivo é que todos fiquem sempre atentos aos 'pequenos' problemas que podem ganhar uma dimensão maior.

Isso também inclui prestar atenção se todos usam os EPIs corretamente, se a sinalização está correta ao redor ou até mesmo na velocidade do equipamento. Ou seja, a Pirâmide de Bird é uma forma de ligar o alerta para tudo o que pode causar incidentes.

Com esse tipo de cuidado você também reduz custos, pois acidentes de trabalho sempre geram alguma perda financeira. Portanto, é uma forma de preservar os colaboradores, mas também garantir a produtividade em dia.

Gostou desse artigo? Se sim, que tal continuar acompanhando o blog do Instituto Santa Catarina para receber mais conteúdos como esse? Há mais de 13 anos no mercado, somos referência em saúde e segurança ocupacional. Nossos cursos online, presenciais ou semipresenciais formam profissionais altamente capacitados em todo o país. Acesse o nosso site e conheça as nossas soluções para o seu negócio.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site