Como aplicar Ergonomia no ambiente de trabalho?

De acordo com a NR 17, a ergonomia é a adaptação das condições de trabalho às características físicas e psicológicas dos trabalhadores. Por meio dela é possível aumentar a produtividade, melhorar o clima organizacional e garantir a saúde e bem-estar dos trabalhadores. A seguir você vai conferir como aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho da sua empresa. Acompanhe.

Qual a importância da ergonomia no ambiente de trabalho?

Um trabalhador passa, em média, 40 horas semanais em seu ambiente de trabalho. Por isso, os desconfortos que ele sente realizando as suas atividades laborativas são os que mais impactam em sua saúde e bem-estar.

O fato é que não dá para mudar as características físicas de cada um, mas dá para melhorar as condições de trabalho em virtude delas. Ao aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho, as chances de doenças ocupacionais e de afastamentos por causa delas são bem menores.

Entre as principais doenças ocupacionais que causam afastamentos e movimentam os pedidos de aposentadoria por incapacidade laborativa estão a tendinite, a perda auditiva, a perda de visão e a hérnia de disco.

Nesse sentido, os parâmetros estabelecidos na NR 17 garantem a saúde, a segurança e a qualidade de vida de inúmeros trabalhadores. Eles se aplicam a diferentes setores, como escritórios, supermercados, indústrias, galpões logísticos e várias outras atividades. Ao colocá-los em prática, a empresa ganha em produtividade, evita o turnover e ainda se adequa às legislações vigentes.

Como aplicar ergonomia no ambiente de trabalho?

Ainda de acordo com a NR 17, é de responsabilidade do empregador oferecer condições de trabalho confortáveis e seguras aos seus trabalhadores, tais como:

Mobiliário adequado

As bancadas, mesas e escrivaninhas devem possuir altura compatível com a altura do trabalhador, bem como com o tipo de atividade que ele exerce. Além disso, devem proporcionar fácil movimentação e visualização.

Já no caso das cadeiras, elas devem possuir assento confortável e não deformável, altura ajustável, borda frontal arredondada e encosto adaptável para a região lombar.

Ergonomia no ambiente de trabalho e equipamentos

Quanto aos equipamentos, estes devem ser adequados à natureza do trabalho. Atividades que envolvem digitação, por exemplo, devem contar com apoio para os punhos e teclado ergonômico. Ainda, deve possuir monitor com ajuste de luminosidade e devidamente posicionado na altura dos olhos do colaborador.

Condições ambientais

As condições ambientais dizem respeito à iluminação, temperatura local, layout e demais fatores que causem impactos na saúde e no bem-estar dos trabalhadores. A NR 17 recomenda as seguintes medidas:

  • Níveis de ruído: aceitáveis até 65 dB;
  • Temperatura: entre 20°C e 23°C (graus centígrados);
  • Ar: velocidade de até 0,75m/s e umidade relativa não inferior a 40%;
  • Iluminação: bem distribuída e difusa, de forma a evitar o ofuscamento, sombras e reflexos incômodos.

Conforme você pode perceber, aplicar a ergonomia no ambiente de trabalho vai muito além de se adequar às legislações trabalhistas: é também investir em produtividade. Confira outros artigos em nosso blog e mantenha-se bem-informado sobre saúde e segurança do trabalho.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site