Como deve ser o treinamento de Ergonomia para Call Center?

O treinamento de ergonomia para call center é tão importante, que faz parte das diretrizes na NR 17 no que diz respeito à segurança, saúde e o bem-estar do trabalhador. Essa capacitação tem como principal finalidade informar aos operadores de teleatendimento sobre os riscos oferecidos pela profissão, bem como formas de preveni-los no dia a dia.

Treinamento de ergonomia para call center de acordo com a NR 17

De acordo com a NR 17, a capacitação profissional para operadores de telemarketing se estende também aos profissionais temporários e deve levar em conta os seguintes fatores:

Fatores de risco para a saúde

Sem dúvida alguma conhecer os fatores de risco é a melhor forma que o funcionário tem para adotar medidas capazes de prevenir doenças ocupacionais. Entre as mais comuns no call center, estão ergonômicas, causadas por movimentos repetitivos, má postura e exposição a ruídos, como por exemplo:

  • Tendinite;
  • Bursite;
  • Artrite e artrose;
  • Hérnia de disco;
  • Lombalgia;
  • Perda auditiva;
  • Comprometimento das funções vocais;
  • Problemas de visão;
  • Síndrome do túnel do carpo.

Medidas de prevenção

Para cada doença ocupacional listada anteriormente, o treinamento deve apresentar formas para diminuir esses riscos.

Em outras palavras, isso significa dizer que o treinamento de ergonomia para call center deve orientar os funcionários sobre como manter uma postura adequada durante o expediente.

Da mesma forma, eles devem ser instruídos sobre como usar os equipamentos para evitar LER e sobre as medidas de higiene que devem ser utilizadas em equipamentos individuais, como o headset, por exemplo.

Duração do treinamento de ergonomia para call center

A princípio, o treinamento é composto por quatro horas de duração e ministrado na data de admissão do operador, dentro da sua jornada de trabalho. Contudo, a cada seis meses deve ser feita uma reciclagem ou sempre que a empresa adotar novos métodos de trabalho, novos equipamentos ou qualquer outro procedimento que ofereça novos riscos ao profissional.

Elaboração do material didático e avaliação do treinamento de ergonomia em call center

Ademais, o treinamento deve conter material didático impresso, com todo o conteúdo abordado durante a capacitação. Já a elaboração do conteúdo, a execução do treinamento e avaliação dos resultados devem ser feitos em conjunto com profissionais envolvidos na organização do trabalho na empresa, por integrantes do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) ou representantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Conforme você pode perceber, o treinamento de ergonomia para call center é uma maneira eficaz de evitar as doenças ocupacionais em operadores de Telemarketing. Clique aqui para descobrir quais são elas.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site