Como ter coragem para mudar de carreira?

O mercado de trabalho está em constante evolução. Cada dia são exigidas novas competências do profissional e este por sua vez precisa se adequar a tais mudanças. Áreas saturadas podem ser o ponto de partida para alguns profissionais decidirem mudar de carreira.

Mas por onde iniciar esse processo? O que saber para mudar de carreira e se tornar novamente um profissional bem sucedido? Qualquer indivíduo pode abrir mão da estabilidade e se aventurar num novo mercado? Será preciso investir novamente em  Graduação, Intercâmbio, cursos de formação, etc?

Vamos conversar sobre o tema no decorrer desse artigo. Continue lendo!

É comum profissionais chegarem ao escritório já querendo voltar pra casa ou torcer para que o final de semana chegue logo. Isso acontece com você? Pode ser que este seja o momento de repensar sua carreira. 

Quando o trabalho é desafiador, permite sair da zona de conforto e mostra possibilidades de crescimento motiva o profissional a permanecer focado. No entanto, quando há ausência desses fatores a tendência a desistir é maior.

Saiba o que procurar

Muitas vezes o profissional sabe apenas que quer/precisa mudar de área. Sente necessidade de fazer parte de um novo mercado, é comum essa escolha ser influenciada pelo aspecto financeiro. Porém, ao tomar a decisão de mudar é preciso compreender o que se está buscando.

O que você procura? Salário maior? Reconhecimento? Novos desafios? Nova atmosfera de trabalho? Ou apenas está cansado? É importante responder para si mesmo todas essas questões antes de dar um passo tão decisivo.

Avalie antes de gastar energia

Quando um profissional decide fazer uma mudança radical sua primeira atitude é pensar numa faculdade, cursos profissionalizantes, e uma série de tarefas que vão ocupar todo o seu tempo. Qual momento será usado para avaliar os prós e contras dessa decisão? Em que momento irá avaliar se isso é o melhor a fazer?

O primeiro passo ao decidir mudar de carreira é procurar outros profissionais que já atuam na área e questioná-los quanto a salário, mercado de trabalho, promoções, possibilidade de crescimento, e descobrir se isso está de acordo com suas expectativas. Essa pesquisa além de abrir seus olhos evita custos desnecessários.

Exercite o autoconhecimento

Para tomar uma decisão tão importante quanto mudar de carreira é preciso se conhecer. É preciso ter em mente suas exigências a curto, médio e longo prazo. Suas expectativas em relação ao futuro, à empresa, além da questão financeira que tem peso essencial.

É preciso abrir mão do que para ter uma nova carreira? Há apoio da família? Eles compreendem sua decisão? Entendem que essa mudança tem como objetivo uma vida melhor? Esses questionamentos são essenciais e precisam ser respondidos antes de qualquer coisa.

Explorar novos caminhos é natural ao ser humano. Querer descobrir seu potencial, ser útil à sociedade, fazer diferença onde vive. No entanto, é preciso ter os pés no chão e trilhar esse caminho com cautela. Buscando referências de sucesso e fazer essa transição da melhor forma possível.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site