Conheça as diferenças entre matriz de risco e inventário de risco

A matriz de risco e o inventário de risco causam muita confusão, especialmente porque ambos estão incluídos no Programa de Gerenciamento de Risco (PGR). Apesar disso, não se tratam da mesma coisa, pois cada um tem a sua finalidade.

O que eles significam? Quais são as diferenças entre matriz de risco e inventário de risco? Continue a leitura e descubra neste artigo!

O que é matriz de risco?

Primeiramente, vamos tratar sobre o que é matriz de risco. Ela é considerada uma ferramenta que atua na gestão de riscos ocupacionais. Ou seja, é utilizada para prevenir ou controlar acidentes de trabalho.

A matriz representa a possibilidade de um evento desse tipo acontecer e a sua consequência. Há vários tipos de matriz de risco que se alinham conforme esses dois critérios (consequência X probabilidade). Os riscos vão do baixo ao médio e alto.

Para entender melhor, você usa essa matriz para questionar a chance de algo acontecer, sendo ela pequena, média ou grande. Depois, avalia: se isso acontecer, qual será a consequência entre pequena, média ou grande?

A matriz de risco foi incluída pela NR-01 desde 2021. Portanto, agora ela é um item obrigatório do PGR. Contudo, não há uma clareza sobre qual tipo de matriz utilizar.

O que é inventário de risco?

Por outro lado, temos também o inventário de risco. Ele também integra o PGR e é um documento onde são listados todos os riscos que existem na empresa. O levantamento é feito e registrado por completo no inventário.

Ele também é regulado pela NR-01. No item 1.5.7.3.2 da norma, estão alguns itens obrigatórios do inventário, tais como:

● Caracterização dos processos e ambientes de trabalho;
● Caracterização das atividades;
● Descrição dos perigos e de possíveis lesões ou agravos à saúde dos trabalhadores, com a identificação das fontes ou circunstâncias (...);
● Dados da análise preliminar ou do monitoramento das exposições a agentes físicos, químicos e biológicos (...);
● Avaliação dos riscos, incluindo a classificação para fins de elaboração do plano de ação;
● Critérios adotados para avaliação dos riscos e tomada de decisão.

Conforme citamos, uma das etapas do levantamento dos riscos consiste em citar qual é o nível de cada um deles. É nesse momento que a matriz de risco surge, pois é justamente através dela que se determina o nível dos riscos para elaborar o plano de ação.

Quais são as diferenças entre matriz de risco e inventário de risco?

Agora que você já entendeu o que cada um significa, fica mais fácil notar as diferenças entre matriz de risco e inventário de risco. De forma geral, o inventário é um documento onde são listados todos os riscos existentes. Já a matriz de risco fala sobre os níveis de riscos e a probabilidade de eles acontecerem.

Ou seja, você mapeia os riscos no inventário. Depois, irá pegar cada um dos riscos e, através da matriz, criar um nível para dizer se é de risco alto, médio ou baixo. Isso ajuda a saber o que deve ter prioridade no controle de riscos.

Ademais, vale destacar que a matriz utiliza uma escala que varia entre qualitativa e semiquantitativa. Já o inventário é focado em outros aspectos, como a caracterização do ambiente de trabalho e até mesmo das funções dos colaboradores.

Embora exista essa diferença, você pode notar que ambos são complementares. Sendo assim, o inventário de risco não fica completo sem a matriz de risco. Além disso, é graças aos dois que se pode montar o Plano de Ação que irá prevenir os riscos ocupacionais.

Outro ponto a salientar é que no PGR é obrigatório constar esse Plano de Ação e o inventário de risco. Porém, como você viu, sem a matriz o inventário fica incompleto. Portanto, a matriz também acaba sendo uma etapa obrigatória por consequência.

Importância

Talvez você até esteja se perguntando: por que essas duas ferramentas são tão importantes? Conforme visto acima, as diferenças entre matriz de risco e inventário de risco não anulam a função de cada um. Eles são fundamentais para identificar e prevenir riscos ocupacionais.

Graças ao inventário, a empresa pode documentar todos os perigos existentes no ambiente de trabalho. Com a matriz, a empresa também saberá quais riscos são mais graves para saber no que deve focar a sua atenção preventiva.

Portanto, a matriz de risco e o inventário de risco são partes fundamentais da prevenção contra acidentes de trabalho. Eles ajudam a aumentar a segurança da empresa e dos colaboradores, além de ser a base para o Plano de Ação.

Conseguiu entender as diferenças entre matriz de risco e inventário de risco? Não sabe como implementar em sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas e obtenha orientações personalizadas para as necessidades do seu negócio. E, caso queira se manter bem-informado sobre segurança e saúde do trabalho, continue acompanhando o nosso blog!

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site