Dispositivo DR: descubra o que é e para que serve

Utilizar muitos equipamentos eletrônicos em uma residência com problemas de instalações elétricas pode potencializar um sério perigo: os acidentes elétricos domésticos. Para minimizar essa ameaça, existe um mecanismo de segurança chamado dispositivo DR (Diferencial Residual).

Esse dispositivo desarma a corrente elétrica automaticamente sempre que o risco de choque elétrico é detectado. Quer aprender mais sobre a importância desse aparelho e como ele funciona? Acompanhe o conteúdo a seguir!

O que é dispositivo DR? 

Conforme dissemos inicialmente, o Diferencial Residual é um dispositivo de segurança, que atua como uma espécie de interruptor capaz de desligar automaticamente uma corrente elétrica assim que identifica algum vazamento de energia nos condutores.

Na prática, ele desativa o local no qual houve a falha para evitar possíveis choques elétricos. 

Para que serve o dispositivo DR?

Entender o dispositivo DR para que serve é fundamental para garantir a sua segurança e da sua família. Ele foi desenvolvido para proteger pessoas e animais contra choques elétricos, seja por contato direto ou indireto:

  • contato direto: quando alguém toca um condutor que está eletricamente carregado e com funcionamento normal;

  • contato indireto: quando o indivíduo toca algo que não costuma conduzir eletricidade, mas se transformou em um condutor por acaso. Normalmente, isso acontece devido a uma falha no isolamento do condutor. 

Como funciona um dispositivo DR? 

Mais acima, explicamos que o aparelho desarma o disjuntor, impedindo a passagem de energia elétrica. Com isso, o indivíduo não corre o risco de levar choques elétricos graves, por contato direto ou indireto. 

Porém, vale destacar que esse dispositivo só funciona em correntes elétricas de baixa tensão; aqueles não detectados por disjuntores tradicionais, mas que ainda podem causar danos ao ser humano e aos animais. 

Existem diversas categorias de DR — seja ele um dispositivo DR bipolar ou dispositivo DR tripolar —, mas todos funcionam da mesma forma. Para exemplificar, imagine um dispositivo com corrente de 30mA.

Isso significa que o aparelho só desarmará o disjuntor se a diferença entre as correntes nos terminais dor igual ou maior que 30mA. 

A importância de utilizar um dispositivo DR

Ter um dispositivo DR instalado na rede elétrica é fundamental para se proteger contra choques elétricos graves e outros danos.

Você sabia que cerca de 30% dos incêndios domésticos são gerados por falhas elétricas?

Os defeitos elétricos mais comuns são resultado da deterioração dos isolantes condutores, além de outros fatores.

Nesse sentido, foi estabelecida em 1997 a Norma NBR 5410, que tornou obrigatório o uso de DRs de alta sensibilidade (30mA) em locais e circuitos específicos, a fim de oferecer proteção contra acidentes elétricos. São eles:

  • circuitos que alimentam tomadas em áreas externas;

  • circuitos de iluminação externa, como jardins etc.;

  • todos os pontos de iluminação e de tomadas nos banheiros;

  • circuitos de tomadas em áreas externas, mas que podem alimentar equipamentos no exterior;

  • todos os pontos de uso em cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, áreas internas molhadas em uso normal em durante lavagens.

dispositivo diferencial residual

Riscos que o dispositivo DR previne 

Usar um aparelho DR na instalação elétrica oferece inúmeras vantagens, além da segurança física dos seres humanos e animais, como a economia de energia por impedir o vazamento de correntes. Confira os perigos que esses mecanismos previnem abaixo. 

Curto circuito 

Evita a ocorrência de curtos circuitos e o vazamento de energia, que provoca o aumento no consumo elétrico. 

Super aquecimentos dos equipamentos elétricos 

Protege contra o superaquecimento de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos, que podem gerar danos permanentes ou mesmo incêndio acidentais. 

Choque elétrico

Por fim, mas não menos importante, previne contra choques elétricos e suas consequências:

  • paralisia parcial ou total dos movimentos durante a ocorrência, que pode gerar uma série de acontecimentos, como quedas, falhas na condução de máquinas etc.;

  • queimaduras graves ou fatais;

  • fibrilação cardíaca;

  • parada respiratória com paralisia dos músculos que atuam na respiração, que pode ser fatal caso o indivíduo não receba atendimento em tempo hábil;

  • parada cardíaca.

Como instalar um dispositivo DR? 

Depois de entender como esse aparelho funciona, chegou o momento de aprender outra etapa do dispositivo DR: como instalar. Porém, antes de começar a instalação, é necessário tomar algumas precauções:

  • faça um teste prévio em locais seguros para se certificar de que os dispositivos estão funcionando corretamente;

  • desligue o disjuntor geral e informe a todos no ambiente que você estará trabalhando no local para que ninguém religue o circuito até o fim da instalação;

  • tranque o medidor com um cadeado para evitar religações acidentais e, assim, prevenir choques elétricos antes de finalizar a instalação do dispositivo;

  • faça o dimensionamento prévio para ter certeza de que a caixa disjuntora aguentará os componentes necessários para a instalação do DR.

Feito isso, reúna todas as ferramentas, equipamentos e materiais necessários — que sejam de qualidade e boa procedência — para minimizar possíveis riscos durante a instalação, além de oferecer um ótimo acabamento. São eles:

  • dispositivo DR;

  • cabos;

  • etiquetas;

  • alicate desencapador;

  • alicate de corte;

  • chave de fenda ou “Philips”;

  • chave de teste;

  • multímetro.

Reunidos os materiais, o primeiro passo é verificar qual o padrão de posicionamento dos outros dispositivos localizados no QDC (Quadro de Distribuição de Circuitos) em que o DR será instalado.

Assim, você segue o padrão de organização e minimiza as chances de erros. Em seguida, fixe o dispositivo seguindo seu modelo, de forma que ele seja alimentado por cima e suas saídas fiquem por baixo. 

Com a ajuda de um alicate desencapador, desencape os condutores e comece a alimentação do dispositivo — não existe polaridade certa para o DR —, seguindo o padrão dos outros componentes.

O único requisito é o local onde o condutor neutro deve ser fixado. Geralmente, ele pode ser ligado em um DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) e conectado ao DR logo em seguida. 

Todos os conectores devem estar bem fixados; puxe levemente os cabos para verificar se estão bem presos. Antes de fechar o QDC, realize todos os testes para garantir que o DR está funcionando corretamente. 

Conclusão

Um dispositivo DR é crucial para evitar acidentes elétricos domésticos. Nesse sentido, a grande maioria dos edifícios e casas residências já são projetados com os DRs inclusos no plano de construção. 

Gostou deste conteúdo? Então, acesse o site do Instituto Santa Catarina e conheça mais sobre os cursos que nós oferecemos. 

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site