Doenças ocupacionais em call center: as 3 mais comuns

Declarada como atividade essencial pelo Governo Federal, as atividades de atendimento telefônico ao consumidor são indispensáveis para a economia do país. Contudo, essa também é uma das atividades mais ingratas, já que as doenças ocupacionais em call center são as que mais afastam colaboradores dos seus postos de trabalho.

Só em 2019, a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho registrou mais de 39 mil afastamentos de operadores de telemarketing. A maioria deles por causa de dificuldade ou perda de movimentos.

Principais doenças ocupacionais em call center

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp), sete em cada dez operadores de telemarketing possuem algum tipo de transtorno psicológico. Os problemas variam entre quadros de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e até mesmo transtorno bipolar.

No entanto, os transtornos mentais não são as únicas doenças que atingem os trabalhadores de call center. Além delas, existem outras não menos importantes, a saber:

Lesões por esforço repetitivo

Conforme o próprio nome sugere, as lesões por esforço repetitivo (LER) são causadas pela intensa repetição de movimentos durante o expediente de trabalho. Elas fazem parte de um grupo de doenças caracterizado pelo desgaste do sistema osteomuscular, que incluem as seguintes condições:

  • Artrite e artrose;
  • Tendinite;
  • Bursite.

Perda de audição

A perda auditiva também é uma das doenças ocupacionais em call center que merece atenção. Geralmente, ela acontece por causa do uso contínuo do telefone ou da exposição a ruídos acima de 80 decibéis. Ela pode atingir um ou os dois ouvidos. Mas, você pode evitá-la usando headsets de qualidade e com volume adequado.

Doenças ocupacionais em call center decorrentes da má postura

Além das doenças do trabalho citadas anteriormente, os operadores de telemarketing estão sujeitos a desvios posturais. Em grande parte, isso se deve ao fato de passarem horas sentados na mesma posição, com postura inadequada. Nesse caso, as doenças mais comuns são:

  • Hérnia de disco;
  • Lombalgia;
  • Espondilose;
  • Escoliose.

De acordo com a NR 17, para evitar essas e outras doenças é preciso conhecer os riscos físicos e ambientais do setor e adotar medidas preventivas capazes de garantir a segurança e o bem-estar dos operadores. Então, descubra os riscos ergonômicos no Telemarketing e promova um ambiente saudável em sua empresa.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site