EPIs de enfermagem: saiba quais são os essenciais para os profissionais do setor

Considerada atividade essencial, a enfermagem, juntamente com a medicina, é uma das profissões mais antigas e perigosas que existe. Afinal de contas, as atividades desses profissionais são realizadas em um ambiente de trabalho onde o risco de contaminação por vírus e bactérias é grande. Por isso, os EPIS de enfermagem são obrigatórios e indispensáveis para proteger a saúde e a vida do trabalhador.

Quais são os EPIs de enfermagem?

Conforme já mencionamos em outros artigos aqui no blog, EPI significa equipamento de proteção individual. Ele serve para proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Seu uso é obrigatório sempre que o ambiente de trabalho ofereça algum tipo de risco químico, físico ou biológico.

Na enfermagem, seu uso é tão importante que é previsto na NR 32, norma que regulamenta a segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. Sua distribuição é de responsabilidade do empregador, bem como a capacitação dos trabalhadores para sua correta utilização.

Mas quais são os EPIs de enfermagem? Embora eles possam variar de acordo com o setor dentro da clínica ou unidade hospitalar, alguns são considerados básicos e essenciais, a saber:

Luvas de látex

Feitas de borracha, as luvas de proteção protegem o trabalhador da contaminação por agentes químicos e biológicos. Além de serem usadas em cirurgias e demais procedimentos, também são úteis para manipular determinados produtos;

Óculos de proteção

Fabricado em material acrílico, evita que os olhos do trabalhador fiquem expostos a substâncias químicas, radioativas e biológicas. Além disso, evitam que partículas caiam nos olhos do trabalhador causando lesões.

Avental ou capote

Esse é um dos EPIs de enfermagem dos mais utilizados e funciona como uma barreira de proteção contra respingos de sangue, secreções entre outros materiais contaminantes decorrentes do atendimento. Dependendo do grau de risco oferecido pelo ambiente, o avental deve ser descartável.

Máscara

Já a máscara protege o profissional de saúde contra doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. Ao proteger o nariz e a boca do trabalhador, o EPI cria uma barreira que impede que esses agentes infecciosos sejam inalados. Em casos de COVID-19, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas ou com respiradores.

Sapatos

De acordo com a NR 32, aos profissionais de saúde é vedado o uso de sapato aberto.

Agora que você já compreendeu sobre a importância dos EPIs de enfermagem, já pode cuidar da sua equipe de trabalho oferecendo proteção aos seus colaboradores. Além disso, não perca a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre saúde e segurança no trabalho conhecendo também os EPIs para eletricistas.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site