O que é Higiene Ocupacional e para que serve?

A Higiene Ocupacional ou higiene no trabalho é um tema super importante dentro do ramo empresarial. Afinal, ele assegura o bem-estar dos funcionários durante o desempenho de suas funções, garantindo um dia a dia mais produtivo e livre de incidentes.

Sabendo disso, neste artigo trouxemos tudo que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é higiene ocupacional?

Em linhas gerais, a higiene ocupacional pode ser definida como a ciência que visa investigar, reconhecer e controlar os riscos relacionados à higiene dentro do ambiente de trabalho. Em outras palavras, é uma ramificação da segurança no trabalho que tem como objetivo prevenir o surgimento de doenças e infecções entre os funcionários da organização.

Para que serve a higiene ocupacional?

O tema é regulamentado pela NR 9. Essa norma estabelece que as empresas tenham um controle fixo e constante dos riscos aos quais expõem os seus colaboradores.

Quando realizado de forma adequada, esse trabalho alcança objetivos como:

Previne doenças entre os funcionários

Quando a higiene ocupacional é realizada de forma adequada, ela consegue prevenir a disseminação de doenças entre os funcionários. Isso acontece por conta da identificação de riscos químicos e biológicos, os quais são imediatamente solucionados, evitando que os colaboradores cheguem a se infectar.

Garante a redução de custos para a empresa

Quando um funcionário fica doente, principalmente por problemas ocasionados dentro da empresa, comumente ele é afastado de suas atividades, por meio de atestados. Quando isso acontece, a empresa assume determinado prejuízo, tendo em vista que precisa manter a remuneração do colaborador em inatividade.

Nesse sentido, ao investir em higiene ocupacional, menos afastamentos acontecem. Consequentemente, a empresa reduz custos com despesas decorrentes de afastamentos e de processos trabalhistas.

Diminui o número de acidentes de trabalho

Ao contrário do que se imagina, a higiene ocupacional não trata apenas de riscos químicos e biológicos dentro da empresa. Ela também engloba todos os fatores que, seja por desorganização ou falta de limpeza, podem causar problemas.

Nesse sentido, a higiene do trabalho também leva em consideração os riscos físicos e ergonômicos que possam prejudicar a saúde e a integridade física do trabalhador. Assim, propõe melhorias no arranjo físico, na ergonomia e em várias outras abordagens.

Este artigo foi útil para você? Então continue acompanhando o nosso blog para enriquecer ainda mais os seus conhecimentos sobre saúde e segurança do trabalho!

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site