Higiene Ocupacional: o que é e para que serve?

Apesar de Higiene Ocupacional remeter à limpeza está relacionada com as condições ambientais. Ou seja, seu objetivo é antecipar, reconhecer, avaliar e controlar riscos que possam surgir no ambiente de trabalho.

Profissionais são expostos diariamente a riscos ocupacionais entre eles baixas/altas temperaturas, ruídos, inalação de substâncias químicas, contaminação, além de distúrbios decorrentes de agentes ergonômicos.

Mas o que é Higiene Ocupacional e qual sua função frente a todos os riscos mencionados anteriormente? No decorrer desse artigo serão apresentados os riscos mais comuns quando o assunto é Segurança do Trabalho.

O que é Higiene Ocupacional?

É responsável por antecipar, reconhecer, avaliar e controlar agentes ou processos produtivos utilizados que podem colocar em risco a saúde e integridade de colaboradores em seu ambiente de trabalho.

A Higiene Ocupacional ainda atua na proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável. Isto é, além de ser benéfica para os colaboradores e empresa gera menos impacto nas comunidades próximas.

Qual seu objetivo?

Seu principal objetivo é preservar a saúde e segurança do trabalhador por meio da avaliação, prevenção e análise dos riscos aos quais o indivíduo está sujeito enquanto desempenha sua função.

Quais as fases da Higiene Ocupacional?

Pode ser dividida em quatro fases, são elas:

- antecipação de riscos;
- reconhecimento de riscos;
- avaliação de riscos;
- controle de riscos.

Entre os diversos riscos encontrados no ambiente de trabalho há os causados por:

Agentes físicos - ruídos, umidade, temperatura, pressão.
Agentes químicos - poeiras, vapores, gases.
Agentes biológicos - vírus, bactéria, bacilos, fungos.
Agentes ergonômicos - postura inadequada, jornada prolongada, tarefas repetitivas.
Agentes mecânicos - trabalho em altura, iluminação insuficiente, ferramentas inapropriadas.

Quais os benefícios da Higiene Ocupacional?

- redução de custos;
- aumento da produtividade;
- menor absenteísmo;
- menos afastamentos.

Como vimos a Higiene Ocupacional contribui de forma positiva para a saúde e segurança do trabalhador. Além de valorizar a imagem da empresa, diminuir os riscos de parar a produção, e melhorar o clima organizacional.

Gostou do artigo? Sabia o que era Higiene Ocupacional? Já presenciou situações que envolvessem algum desses riscos? Compartilhe sua experiência!

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site