LER e DORT: o que são e como prevenir doenças ocupacionais

LER e DORT são siglas utilizadas para definir Lesão por Esforço Repetitivo e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho, respectivamente. Em princípio, tratam-se de doenças ocupacionais que atingem o sistema musculoesquelético do colaborador, ou seja, ossos, músculos e tendões dos membros superiores e inferiores. Em 2019, elas foram as responsáveis por quase 39 mil afastamentos do trabalho, de acordo com dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Nesse sentido, fica fácil perceber que adotar medidas de prevenção e combate a esses adoecimentos é urgente no país. Ao adaptar o ambiente de trabalho às características psicofisiológicas dos colaboradores e elaborar outras estratégias preventivas, as empresas ficam em conformidade com as legislações trabalhistas e ainda ganham em produtividade.

Confira a seguir algumas práticas simples para evitar LER e DORT em sua empresa!

Diferenças entre LER e DORT

Antes de conhecer algumas medidas de combate e prevenção a doenças osteomusculares, é importante compreender as diferenças entre elas. Embora estejam relacionadas a condições de saúde causadas pela realização de atividades repetitivas e contínuas, LER e DORT possuem significados e diagnósticos diferentes.

A LER (Lesão por Esforço Repetitivo) é uma terminologia usada para descrever as doenças que geralmente acometem os músculos e tendões dos membros superiores, como tendinite, bursite, mialgia, tenossinovite, epicondilite e síndrome do túnel do carpo, por exemplo.

Já a DORT (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho) é mais abrangente e engloba também as lesões nas articulações, músculos, nervos, e tendões dos membros inferiores, além das lesões que acometem a coluna vertebral. Nesse sentido, incluem-se na lista de doenças ocupacionais a lordose, a escoliose, a hérnia de disco, as varizes e muitos outros distúrbios que causam redução e perda de capacidade laborativa.

Principais causas

Conforme citamos anteriormente, os fatores que contribuem para o surgimento de doenças ocupacionais classificadas como LER e DORT incluem tarefas contínuas e repetitivas. Vale dizer que elas variam de acordo com a função do colaborador e conforme as atividades exercidas no dia a dia, acometendo regiões diferentes do corpo, como punhos, cotovelo, região lombar, ombros e joelhos. Entre as principais causas desses adoecimentos do trabalho, destacam-se:

  • Ritmo intenso de trabalho;
  • Digitar por longas horas;
  • Ficar muito tempo sentado;
  • Carregar peso, abaixar e levantar constantemente (comum em galpões e armazéns logísticos);
  • Postura inadequada no trabalho;
  • Estrutura de trabalho inadequada (não ergonômica);
  • Vibrações excessivas;
  • Estresse e pressão no ambiente de trabalho, entre outras causas.

Sintomas

O diagnóstico da LER e DORT deve ser feito por um médico do trabalho. Todavia, ambas as doenças possuem sintomas bem característicos, tais como:

  • Fadiga e dores musculares frequentes;
  • Limitação dos movimentos (principalmente os das mãos);
  • Formigamento e dormência;
  • Falta de força para segurar objetos;
  • Falta de sensibilidade ou hipersensibilidade nos membros superiores e inferiores;
  • Sensação de choque ao tocar algo;
  • Cãibras musculares frequentes;
  • Surgimento de veias altas e de regiões escurecidas nas pernas;
  • Dor nas costas (lombalgia), entre outros.

Como prevenir LER e DORT no ambiente de trabalho?

A NR 17, mais conhecida como norma regulamentadora da ergonomia, estabelece as medidas de prevenção que devem ser adotadas pelas empresas para proporcionar mais conforto, segurança, saúde e eficiência aos seus colaboradores. Confira a seguir as principais:

Avaliação das situações de trabalho

Em se tratando de LER e DORT é importante que a empresa realize a avaliação ergonômica dos ambientes de trabalho. Ela deve considerar as atividades executadas em cada setor, bem como as características psicofisiológicas dos trabalhadores que neles atuam.

Dessa forma, é possível identificar os riscos ocupacionais presentes, adequar o mobiliário e os equipamentos às necessidades dos colaboradores e elaborar e implementar outras medidas preventivas para evitar lesões osteomusculares.

Pausas durante o expediente

Também previstas na NR 17, as pausas durante o expediente de trabalho permitem a recuperação muscular e psicológica dos colaboradores e devem ser computadas como horas de trabalho efetivas. Para evitar sobrecargas, o ideal é fazer pequenas paradas a cada 25 minutos de trabalho repetitivo. A cada hora completa, no entanto, recomenda-se levantar da cadeira e realizar pequenas caminhadas (pegar um café, água ou ir ao banheiro são boas
alternativas).

Além das pausas durante o trabalho, alternar as atividades também é uma medida que ajuda a evitar LER e DORT. Com isso, é possível trabalhar outros grupos musculares, variar as posturas e evitar fadigas nos tendões, articulações e músculos.

Cuidado com a postura dos colaboradores

É dever das empresas fornecer móveis e equipamentos ergonômicos, adaptados às características físicas dos colaboradores. Entretanto, de nada adianta a empresa priorizar a ergonomia no ambiente de trabalho e os colaboradores não adotarem a postura adequada à realização das atividades.

Nesse contexto, é preciso garantir que todos os funcionários adotem postura adequada durante o expediente. Costas apoiadas no encosto da cadeira, pés totalmente apoiados no chão, braços em um ângulo de 90° na hora de digitar e monitor a altura dos olhos são alguns cuidados que evitam lesões osteomusculares e proporcionam mais produtividade no dia a dia.

Ginástica laboral para prevenir LER e DORT

Por fim, mas não menos importante, a empresa também pode adotar a ginástica laboral como medida de prevenção para LER e DORT. Trata-se de uma atividade coletiva composta por um conjunto de exercícios de curta duração que visa trabalhar os músculos dos membros superiores e inferiores, evitando doenças osteomusculares, emocionais entre outras doenças do trabalho.

Agora que você já sabe o que é LER e DORT, que tal implementar estratégias para prevenir essas doenças ocupacionais em sua empresa? Conheça os nossos cursos e treinamentos em segurança do trabalho e garanta mais saúde, bem-estar e produtividade aos seus colaboradores!

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site