O que é mapa de risco e qual sua importância para a empresa

O mapa de risco é uma ferramenta importante na área de segurança do trabalho, sendo utilizado para identificar e avaliar os riscos presentes nos ambientes laborais. Sua principal finalidade é proporcionar uma visão clara e objetiva dos perigos existentes, permitindo a adoção de medidas preventivas eficazes.

A importância do mapa de risco consiste na sua capacidade de priorizar ações de prevenção, direcionando os esforços para os pontos críticos identificados. Além disso, ele auxilia na conscientização dos trabalhadores sobre os perigos presentes em seu ambiente de trabalho, incentivando a participação ativa na promoção da segurança.

Sua elaboração envolve a participação ativa dos trabalhadores e da equipe de segurança do trabalho. Inicialmente, é realizada uma análise minuciosa do ambiente laboral, identificando os perigos e avaliando suas consequências. Em seguida, os dados são representados de forma clara e objetiva no mapa, utilizando símbolos e cores para indicar os diferentes tipos e níveis de risco.

Os níveis de risco, por sua vez, são representados por cores, variando de acordo com a gravidade do perigo identificado. As cores geralmente utilizadas são verde (baixo risco), amarelo (risco moderado), laranja (risco alto) e vermelho (risco muito alto).

No artigo de hoje falaremos a respeito do conceito de mapa de risco, importância, tipos, características, e com elaborá-lo na sua empresa. Boa leitura!

O que é mapa de risco?

O mapa de risco é uma ferramenta utilizada na área de segurança do trabalho para identificar e avaliar os riscos presentes nos ambientes laborais. Ele consiste em uma representação gráfica dos perigos existentes, como agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, bem como suas possíveis consequências para os trabalhadores.

Essa representação é geralmente feita em forma de um desenho esquemático do local de trabalho, destacando os pontos críticos onde os riscos são mais significativos. O objetivo principal do mapa de risco é proporcionar uma visão clara e objetiva dos perigos presentes, permitindo a adoção de medidas preventivas eficazes para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Para que serve o mapa de risco?

O mapa de risco serve para prevenir acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos os colaboradores. Ele possibilita uma análise visual dos diferentes tipos de riscos, como agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Com essa visualização, é possível priorizar ações de prevenção, direcionando os esforços para os pontos críticos identificados. Além disso, o mapa de risco auxilia na conscientização dos trabalhadores sobre os perigos existentes em seu ambiente de trabalho, incentivando a participação ativa na promoção da segurança. 

Qual a importância do mapa de risco?

A importância do mapa de risco baseia-se na sua capacidade de identificar, avaliar e controlar os riscos presentes no ambiente de trabalho, contribuindo para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. A seguir listamos alguns motivos que o tornam imprescindível:

Prevenção de acidentes e doenças ocupacionais

Ao identificar os perigos presentes no ambiente de trabalho, o mapa de risco permite a implementação de medidas preventivas adequadas para evitar acidentes e doenças ocupacionais.

Priorização de ações de prevenção

O mapa de risco ajuda a priorizar as ações de prevenção, direcionando os recursos para os pontos críticos onde os riscos são mais significativos.

Conscientização dos trabalhadores

A criação do mapa de risco envolve a participação dos trabalhadores, o que contribui para a conscientização sobre os perigos existentes em seu ambiente de trabalho e para a promoção de uma cultura de segurança.

Melhoria contínua

O mapa de risco não é estático; ele deve ser revisado periodicamente para refletir as mudanças no ambiente de trabalho e nas condições de trabalho. Isso promove a melhoria contínua das condições de segurança e saúde no trabalho.

Como vimos, o mapa de risco contribui para a redução de acidentes e doenças ocupacionais, o cumprimento da legislação e a criação de um ambiente mais seguro e saudável.

Quais os diferentes tipos de riscos?

Há diversos riscos no ambiente de trabalho aos quais o trabalhador está sujeito. Eles são classificados em categorias conforme explicamos a seguir:

Riscos físicos: são aqueles relacionados às condições físicas do ambiente de trabalho, como ruído, vibração, temperatura extremas, radiações ionizantes e não ionizantes, pressões anormais, entre outros.

Riscos químicos: São os riscos associados à exposição a substâncias químicas nocivas, como gases, vapores, poeiras, fumos, névoas, produtos químicos agressivos, entre outros.

Riscos biológicos: referem-se aos perigos relacionados à exposição a agentes biológicos, como vírus, bactérias, fungos, parasitas, entre outros, que podem causar doenças infecciosas.

Riscos ergonômicos: estão relacionados às condições inadequadas de trabalho que podem causar lesões musculoesqueléticas, como posturas inadequadas, esforço físico intenso, repetitividade de movimentos, entre outros.

Riscos de acidentes: são os perigos relacionados a situações que podem causar acidentes, como quedas, choques elétricos, incêndios, explosões, quedas de objetos, entre outros.

Esses são os principais tipos de riscos presentes nos ambientes de trabalho, e a identificação e avaliação de cada um deles são fundamentais para a elaboração de medidas preventivas eficazes e para a promoção de um ambiente mais seguro.

Quais são os níveis de risco?

Os níveis de risco são categorias que indicam a gravidade do perigo identificado em um ambiente de trabalho. Geralmente, esses níveis são representados por cores para facilitar a compreensão e comunicação. Veja alguns exemplos:

Baixo risco

Indica que o perigo apresenta um nível de risco baixo para os trabalhadores. São situações controladas e que não representam grande ameaça à saúde e segurança. 

Risco moderado

Indica que o perigo apresenta um nível moderado de risco para os trabalhadores. São situações que exigem alguma atenção e controle para evitar acidentes ou danos à saúde.

Risco alto

Indica que o perigo apresenta um nível alto de risco para os trabalhadores. São situações que requerem medidas imediatas de controle e prevenção para evitar acidentes graves ou danos à saúde.

Risco muito alto

Indica que o perigo apresenta um nível muito alto de risco para os trabalhadores. São situações extremamente perigosas que exigem intervenções imediatas e rigorosas para evitar acidentes graves ou danos irreversíveis à saúde.

Esses níveis de risco auxiliam na priorização das ações de prevenção e no estabelecimento de medidas adequadas para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores.

Quais são as cores de um mapa de risco?

As cores utilizadas em um mapa de risco geralmente representam os diferentes níveis de risco encontrados no ambiente de trabalho. As mais comuns são verde, amarelo, laranja, e vermelho. Além dessas, também podem ser empregadas outras cores para representar informações específicas ou para categorizar os riscos de acordo com critérios adicionais. Veja a seguir:

Verde: ruídos, vibrações, frio, calor, pressões anormais, umidade, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes.

Vermelho: poeiras, fumos, neblinas, gases, névoas, vapores, substâncias compostas ou produtos químicos em geral.

Marrom: vírus, bactérias, fungos, parasitas, bacilos, protozoários.

Amarelo: esforço físico intenso, ritmo excessivo, levantamento e transporte manual de peso, postura inadequada, jornada prolongada, monotonia e repetitividade, etc.

Azul: arranjo físico inadequado, iluminação precária, máquinas e equipamentos sem proteção, armazenamento inadequado, ferramentas inadequadas ou com defeito, probabilidade de incêndio ou explosão, animais peçonhentos, etc.

Essas cores podem ser utilizadas de acordo com as necessidades específicas de cada ambiente de trabalho e com o objetivo de tornar o mapa de risco mais completo e informativo, facilitando a identificação e compreensão dos diferentes tipos de riscos presentes no local.

Como elaborar o mapa de risco?

A elaboração do mapa de risco envolve várias etapas e deve ser realizada de forma participativa, envolvendo os trabalhadores e a equipe de segurança do trabalho. Abaixo listamos alguns passos que você pode usar:

Identificação dos riscos

Realize uma análise minuciosa do ambiente de trabalho para identificar todos os possíveis riscos presentes, incluindo riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Registro dos riscos identificados

Registre todos os riscos identificados em uma planilha ou documento, incluindo sua localização e características.

Avaliação dos riscos

Avalie a gravidade e a probabilidade de ocorrência de cada risco identificado, utilizando métodos quantitativos, qualitativos ou semi-quantitativos, conforme apropriado.

Classificação dos riscos por níveis de gravidade

Classifique os riscos identificados de acordo com os níveis de gravidade, atribuindo cores correspondentes a cada nível de risco (verde, amarelo, laranja e vermelho).

Elaboração do mapa de risco

Utilize um esquema ou planta baixa do ambiente de trabalho para representar graficamente os riscos identificados, indicando sua localização e os níveis de gravidade atribuídos a cada um.

Inclusão de informações complementares

Além dos riscos identificados, inclua no mapa de risco informações complementares, como medidas preventivas existentes, equipamentos de proteção disponíveis, pontos de emergência, entre outros.

Divulgação e treinamento

Após a elaboração do mapa de risco, divulgue-o para todos os trabalhadores e promova treinamentos para garantir que todos compreendam os riscos identificados e saibam como agir para preveni-los.

Revisão periódica

Realize revisões periódicas do mapa de risco para garantir sua atualização e precisão, levando em consideração mudanças no ambiente de trabalho, novos riscos identificados e medidas preventivas implementadas.

Ao seguir esses passos e garantir a participação ativa dos trabalhadores e da equipe de segurança do trabalho, é possível elaborar um mapa de risco eficaz e útil para promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Conclusão

Como vimos, o mapa de risco é uma ferramenta indispensável na gestão da segurança do trabalho, proporcionando uma representação visual dos diferentes tipos de riscos presentes nos ambientes laborais. Sua elaboração envolve a identificação, avaliação e classificação dos riscos, seguida pela representação gráfica dos mesmos em um esquema ou planta baixa do local de trabalho.

Ao atribuir cores correspondentes aos diferentes níveis de gravidade dos riscos, o mapa de risco facilita a compreensão e a comunicação das informações, permitindo a priorização de ações preventivas e o direcionamento dos recursos para os pontos críticos identificados.

A participação dos trabalhadores e da equipe de segurança do trabalho é fundamental durante todo o processo de elaboração do mapa de risco, garantindo a inclusão de informações relevantes e a promoção de uma cultura de segurança.

Além disso, a revisão periódica do mapa de risco é essencial para mantê-lo atualizado e preciso, refletindo as mudanças no ambiente de trabalho e garantindo a eficácia contínua das medidas preventivas implementadas.

O Instituto Aprimorar conta com treinamentos profissionais e orientações técnicas que visam garantir a saúde e a segurança dos seus colaboradores, bem como a adequação da sua empresa às normas reguladoras vigentes. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para o seu negócio.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site