Os 5 erros comuns em uma entrevista de emprego

Quando o assunto é entrevista de emprego sempre surge aquele frio na barriga. Sou bom o suficiente? Vão gostar de mim? Meu currículo está de acordo com a vaga? Questionamentos que passam pela cabeça dos candidatos. Existe fórmula secreta? Descubra lendo nosso artigo!

Há quem faça uma entrevista e seja aprovado. No entanto, há quem faça uma atrás da outra e seja reprovado em todas. O que há de errado? O candidato não é o que a empresa procura? Talvez. Não atendeu às expectativas? Pode ser. Mas pode ser também que o candidato tenha cometido alguns erros durante a entrevista.

Ficar nervoso, chegar tarde, atender o celular, são algumas das gafes mais comuns entre os candidatos a uma vaga de emprego. Se já passou por alguma dessas situações ou conhece alguém esse artigo é pra você.

1. Chegar atrasado

Celular não tocar. Perder o ônibus. Estar chovendo. Levar filhos na escola. Não são desculpas aceitas quando se trata de causar uma primeira boa impressão. Atrasos demonstram desinteresse. Por que um recrutador faria entrevista com um candidato que não se preocupou com o horário?

2. Falar mal de empregos anteriores

Todo recrutador sabe que o candidato está procurando um emprego, certo? Seja pelo salário, ambiente de trabalho, ou mudança de expectativas. Mesmo que a experiência anterior não tenha sido boa não é ético elencar pontos negativos. Deve-se focar nos objetivos, expectativas do novo cargo e como poderá contribuir com seu conhecimento.

3. Higiene Pessoal

Aparência importa? Para algumas vagas talvez não. Mas estar apresentável é o mínimo. Tomar banho, escovar os dentes, roupa limpa/passada, fazer a barba, maquiagem leve, perfume moderado. Não é preciso roupas novas e/ou caras, mas asseio.

4. Honestidade

O principal objetivo é conseguir a vaga, certo? Isso não é sinônimo de ser desonesto ou mentir. Se não tem experiência ou não conhece determinado programa seja sincero. Imagine a situação: se o recrutador o colocar para fazer um teste prático como será seu desempenho? É melhor ser honesto desde o início.

5. Frases prontas

Muitas vezes devido ao nervosismo usamos frases clichês ou decoradas de outras entrevistas. É preciso ter cuidado pois as empresas são diferentes e têm abordagem distinta. O diálogo precisa fluir de maneira natural. Responder de acordo com sua vivência e expectativas.

Você já cometeu algum desses erros? Conseguiu reverter a situação? Conseguiu o emprego ou precisou tentar mais uma vez? Deixe um comentário contando sua experiência.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site