Programa de Conservação Auditiva (PCA): o que é e qual a sua importância?

Empresas e indústrias que têm colaboradores trabalhando em ambientes com alto nível de ruídos precisam conhecer o Programa de Conservação Auditiva. Também conhecido pela sua sigla PCA, o programa faz parte do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais) e é integrado ao PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

Na prática, o PCA atua de forma preventiva evitando que possíveis danos à audição dos colaboradores possam acontecer. Dessa forma, é considerado um excelente instrumento de proteção à integridade auditiva do trabalhador, mas também uma excelente medida para garantir a produtividade das empresas, bem como evitar afastamentos e licenças médicas.

Neste artigo você vai entender melhor do que se trata e como aplicar na sua empresa!

O que é o PCA?

Em princípio, o Programa de Conservação Auditiva é um conjunto de práticas com o objetivo de prevenir problemas na audição dos trabalhadores que exercem suas atividades laborais diretamente expostos a níveis altos de ruídos. Entre essas práticas, estão desde exames frequentes até o uso de equipamentos que protegem contra os ruídos (EPIs).

A Portaria SEPRT Nº 6734 DE 09/03/2020, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, estipula o seguinte:

“Devem ser submetidos a exames audiométricos de referência e sequenciais todos os empregados que exerçam ou exercerão suas atividades em ambientes cujos níveis de pressão sonora estejam acima dos níveis de ação, conforme informado no PGR da organização, independentemente do uso de protetor auditivo.”

Ainda de acordo com a pasta, compõem os exames audiológicos:

● Exame clínico-ocupacional;
● Exame otológico;
● Outros exames audiológicos complementares solicitados pelo médico.

O exame médico deve ser realizado por médico ou por fonoaudiólogo e é voltado diretamente para tratar sobre a legislação aplicada na segurança do trabalho. Entre os setores que mais precisam ficar atentos ao PCA estão os hospitais, construção civil e metalúrgicas.

Importância do Programa de Conservação Auditiva

Inegavelmente um dos maiores benefícios do PCA é prevenir a Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados (PAINPSE). Contudo, o programa evita ainda outros problemas ocupacionais causados pela exposição a ruídos, tais como:

● Estresse;
● Ansiedade;
● Insônia;
● Distúrbios gastrointestinais;
● Dor de cabeça;
● Taquicardia;
● Isolamento social.

Quando elaborar o PCA?

Atualmente, o Programa de Conservação Auditiva é orientado pela NR 7, Anexo II. Nele, estão os critérios mínimos que se deve seguir com os trabalhadores expostos a sons em volumes elevados durante o trabalho.

Sendo assim, sempre que for identificado no local de trabalho algum risco de ruído acima dos chamados "níveis de ação", o PCA precisa ser elaborado. Em via de regra, colaboradores contratados por CLT não devem ser expostos a níveis acima de 85 decibéis.

Quando há o risco identificado, é necessário que os colaboradores façam anualmente os exames citados anteriormente. Além PCMSO disso, eles também devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos conforme cada situação.

Etapas do Programa de Conservação Auditiva

O Programa de Conservação Auditiva pode ser aplicada em etapas, sempre pensando na prevenção e orientações dos colaboradores. Para você entender melhor, separamos algumas etapas a seguir para a sua elaboração.

Identifique os riscos

Primeiramente, você deve fazer um diagnóstico da situação na empresa. Você pode observar o ambiente durante o horário de trabalho e conversar com os colaboradores. Descreva sempre todos os riscos que você encontrar e as pessoas expostas a eles.

Depois, é importante citar as medidas de prevenção que já existem para diminuir os riscos, se for o caso. E observe também se elas estão sendo suficientes.

Faça medições

Quando se trata do Programa de Conservação Auditiva, é necessário medir os níveis de exposição ao ruído para então executar o plano de ação. Os parâmetros são estabelecidos pela NR-09 e determina que devem ser utilizados medidores de uso pessoal (dosímetros de ruído). Para isso, no entanto, o ideal é você contratar especialistas no assunto.

Faça um plano de ação

Após identificar todos os riscos e situações, é hora de pensar no plano de ação. Isso pode ser feito por especialistas em engenharia e segurança do trabalho, por exemplo.

É importante que o plano já mencione o treinamento dos colaboradores, pois eles precisam saber como agir nas medidas de controle. Além disso, eles ajudam a identificar novos riscos ou se as ações estão eficientes ou não.

Execute o plano

Por fim, é hora de executar o plano de ação do Programa de Conservação Auditiva. Isso inclui sempre ter uma ordem de prioridade do controle dos riscos e algumas ações como:

● Substituir máquinas antigas que têm barulho muito alto por versões novas;
● Construir barreiras físicas;
● Instalar o isolamento acústico;
● Reduzir o tempo de exposição do colaborador ao ruído.
● Oferecer protetor auditivo.

Agora você já conhece mais sobre o PCA, aproveite a visita e leia mais sobre saúde e segurança do trabalho em nosso blog!

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site