Quais as diferenças entre CIPA e SESMT?

As siglas podem ser confusas, mas entender as diferenças entre CIPA e SESMT é importante. Ambos os serviços tratam da segurança no trabalho e ajudam a proteger a saúde dos colaboradores. No entanto, cada um é formado de uma maneira específica e possuem finalidades diferentes.

Neste artigo você entenderá melhor o que é CIPA, SESMT e a verdadeira diferença entre eles!

O que é CIPA?

As diferenças entre CIPA e SESMT já começam pela definição da sigla CIPA. Em princípio, CIPA quer dizer Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e é formada pelos representantes dos colaboradores de uma empresa.

O objetivo da comissão é promover ações de segurança dos trabalhadores que estejam de acordo com as regras do Ministério do Trabalho e Emprego. A comissão é regulamentada pela NR-05 e passou por mudanças recentemente, em 2021.

A CIPA deve ser criada tanto em órgãos públicos quanto empresas privadas, instituições beneficentes, cooperativas e outras instituições que tenham mais de 20 trabalhadores com carteira assinada. Ainda, deve haver uma preparação dos membros da CIPA para que eles saibam mais sobre o tema da segurança no trabalho.

Eles deverão conhecer medidas de prevenção, legislação trabalhista, noções sobre doenças ocupacionais e outros assuntos. Assim, poderão atuar para o bem-estar e a segurança de todos envolvidos.

O que é SESMT?

Já o SESMT é a sigla para Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Nesse caso, a composição é feita por profissionais especializados em segurança do trabalho, saúde ou engenharia, por exemplo. Esse requisito aliás, também integra o rol de diferenças entre CIPA e SESMT.

A NR-04 é a norma que regulamenta e estabelece o que se deve seguir no SESMT. Ela cita, por exemplo, que a finalidade é promover a saúde e proteger os trabalhadores. A NR-04 estabelece ainda o seguinte:

“4.2 O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II, anexos, observadas as exceções previstas nesta NR.”

O grupo identifica riscos, explica aos colaboradores como eliminá-los e aumenta a segurança dos ambientes de trabalho. Além disso, o SESMT também é responsável por criar ações que vão ajudar a evitar os acidentes. Esse grupo poderá orientar de maneira profissional todos os colaboradores da empresa.

O número de especialistas que devem compor o SESMT de cada empresa varia. Para você calcular isso deve levar em conta parâmetros como o número de funcionários e o tipo de risco ligado à atividade na empresa.

Qual é a diferença entre CIPA e SESMT?

As diferenças entre CIPA e SESMT são alguns detalhes, mas a principal delas é a sua formação. Enquanto o SESMT é formado por profissionais que devem ser especializados, como enfermeiros e técnicos, a CIPA é diferente, e geralmente é formada pelos próprios colaboradores da empresa.

Embora sejam diferentes, eles são complementares. Ou seja, o objetivo de um colabora com o outro. As duas têm como objetivo evitar os riscos ocupacionais no ambiente de trabalho e manter a integridade dos colaboradores.

Os membros da CIPA são escolhidos pelos próprios colaboradores da empresa para que atuem como seus representantes nas questões relacionadas à saúde e segurança do trabalho. Já a equipe do SESMT é composta essencialmente por profissionais especializados como técnicos em segurança do trabalho, técnicos em enfermagem, médicos do trabalho, entre outros.

Apesar dos requisitos e formações diferentes, tanto o CIPA quanto o SESMT têm algumas obrigações em comum:

● Cuidar da saúde física dos colaboradores;
● Identificar possíveis pontos de risco para incêndios;
● Criar relatórios sobre os riscos ocupacionais;
● Investigar causas de acidentes;
● Determinar medidas de prevenção e correção dos riscos.

A CIPA, por exemplo, é responsável pelo Mapa de Riscos. Ele deverá ser feito com a ajuda do SESMT, por isso é normal que ambos trabalhem juntos. Nesse mapa são citados todos os riscos de acordo com as suas gravidades.

Qual é a importância da CIPA e SESMT?

Além de entender as diferenças entre CIPA e SESMT, você também precisa ter bem clara a importância de cada um. Conforme leu acima, eles se complementam e buscam a mesma finalidade: proteger os trabalhadores.

Além de ser uma questão legal, pois estão previstos na lei, a CIPA e o SESMT ajudam a empresa a ter menos custos trabalhistas com acidentes. Afinal quanto mais informação e prevenção, menores os riscos das ocorrências.

Portanto, além de garantir a saúde dos colaboradores, a CIPA e SESMT também são importantes para a saúde financeira da empresa. Eles garantem que tudo seguirá funcionando sem problemas e nem danos, sejam físicos ou materiais.

Sendo assim, todo gestor deve se atualizar sobre quando deve implementar o CIPA e SESMT e de que forma. Assim, estará em conformidade com as normas previstas na lei. Precisando capacitar os seus colaboradores? Conheça os treinamentos profissionais presenciais, semipresenciais ou online do Instituto Aprimorar para a sua empresa.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site