Quais os elementos básicos da Direção Defensiva?

Os elementos básicos da direção defensiva são fundamentais para o trânsito seguro e o impedimento de qualquer acidente relacionado ao tráfego de veículos. Assim sendo, esse conjunto de técnicas e métodos adquire uma importância cada vez maior conforme ruas e estradas registram um movimento constante.

O que é direção defensiva?

De forma geral, a direção defensiva se caracteriza como um conjunto de técnicas e métodos que devem ser tomados por quem conduz um veículo. Portanto, seu principal objetivo é garantir que tanto a vida do motorista quanto das pessoas a sua volta seja preservada.

Para que serve?

O papel principal da direção defensiva é garantir a preservação da vida de todos os que circulam por vias públicas. Sejam ruas ou calçadas, ou mesmo diante de condições adversas de tempo e de condições de trafegabilidade em geral, estes processos se tornam fundamentais.

Além disso, os elementos básicos da direção defensiva também são necessários para evitar problemas causados por falhas humanas, como negligência e imperícia. Por fim, a direção segura também ajuda na prevenção de multas e retirada de pontos da carteira.

Principais tipos de direção defensiva

  • Preventiva: é quando o motorista antecipa os riscos. Para tanto dirige com atenção, avalia condições de trafegabilidade e seu próprio estado físico e mental;
  • Corretiva: procedimentos que são utilizados quando o motorista precisa agir com rapidez para evitar perigos. Aqui entram procedimentos como socorro às vítimas, sinalização de locais com acidentes e contato com autoridades e assistência médica.
     

Quais são os elementos básicos da direção defensiva?

De acordo com Detran, existem cinco elementos fundamentais que precisam ser levados em conta para a prática da direção defensiva, a saber:
 

Conhecimento

A princípio, esse elemento consiste em conhecer seus direitos no trânsito, bem como os seus deveres. E isso, é claro, se aplica tanto ao condutor, quanto ao passageiro. E, de igual forma, ao pedestre.
 

Atenção

Entre os elementos básicos da direção defensiva também está a atenção. Isso significa que o condutor deve estar sempre atento com relação a tudo o que está acontecendo na via, bem como possíveis perigos que possa enfrentar.
 

Previsão

Enquanto isso, previsão é o processo de antever situações de risco, de forma que o condutor possa se antecipar a elas e possa agir assertivamente caso aconteçam.
 

Habilidade

Já a habilidade consiste na perícia do motorista, adquirida por meio de conhecimento técnico, teórico e prático para guiar seu veículo adequadamente.
 

Ação (ou decisão)

Por fim, a decisão é o processo no qual o condutor toma atitudes corretas mediante uma situação de perigo, com a finalidade de evitar acidentes de trânsito.

Sem dúvida esses são os elementos básicos da direção defensiva e que fazem toda a diferença para um trânsito fluído e seguro. Gostou deste artigo? Então confira também quais são os principais procedimentos de primeiros socorros.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site