Saúde mental no trabalho e a importância da medicina ocupacional

Um assunto que tem ocupado cada vez mais os debates é a saúde mental no trabalho. Segundo uma pesquisa da ISMA-BR, International Stress Management Association, o Brasil está em 2º lugar no ranking mundial de trabalhadores com a Síndrome de Burnout. Essa doença é justamente uma consequência do estresse, depressão e ansiedade causados pela rotina de trabalho.

E como você pode evitar isso na sua empresa? Problemas de saúde mental no trabalho prejudicam a produtividade e aumentam o afastamento de colaboradores. Por isso, buscar opções como a medicina ocupacional pode ajudar a reduzir os índices de absenteísmo, rotatividade, bem como aumentar a lucratividade do negócio. Saiba mais neste artigo!

Saúde mental no trabalho

Afinal, o que significa saúde mental no trabalho? Podemos dizer que é a relação entre o bem-estar e o ambiente de trabalho. Por que isso tem sido tão debatido?

Além do dado que você conferiu acima, é necessário considerar vários fatores. Quando um colaborador é diagnosticado com algum transtorno psicológico causado pelo trabalho, ele pode solicitar o auxílio-doença. E mesmo que ele não chegue a esse ponto, um colaborador infeliz não trabalha com a mesma produtividade.

O bem-estar mental dos colaboradores deve ser um tema que todo gestor precisa ter atenção. Se você oferecer as condições de trabalho adequadas, preocupar-se e mostrar que a saúde mental do colaborador importa, ele irá criar um vínculo ainda mais com a empresa. Do contrário, será mais um talento que você perderá.

Se antes o tema da saúde mental era tratado apenas na vida pessoal, com o aumento das doenças causadas pelo ambiente de trabalho isso mudou. Portanto, não é mais um 'bônus' ter um ambiente saudável de trabalho: é basicamente uma obrigação.

A importância da medicina ocupacional

Você sabe o que a medicina ocupacional tem a ver com a saúde mental no trabalho? Esse conceito da 'medicina ocupacional' caracteriza a especialidade que cuida da prevenção e tratamento das doenças causadas pelo trabalho.

Portanto, a medicina ocupacional tem um papel muito importante para evitar problemas como a Síndrome de Burnout, estresse crônico e até depressão, condições que tanto crescem no país. Trata-se, portanto, de um conjunto de práticas e cuidados que busca melhorar e priorizar a saúde e bem-estar de todo funcionário.

Para ter o cuidado redobrado com a saúde mental no trabalho, é importante ter atenção a algumas situações:

● Sobrecarga horária;
● Falta de definição das funções do colaborador;
● Problemas de relacionamento e comunicação na equipe;
● Gestores mal treinados;
● Falta de incentivo para o crescimento dos colaboradores;
● Assédios físicos ou psicológicos;
● Estrutura física deficiente.

Como promover a saúde mental no trabalho?

Se você identificou que há problemas de saúde mental no trabalho na sua empresa, é possível melhorar. É claro que isso exige também uma mudança de mentalidade. Você deve se esforçar para que todos entendam a importância do assunto.

Confira algumas dicas de como você pode introduzir o tema no dia a dia da sua empresa!

Promova campanhas sazonais

Existem várias campanhas que podem servir para você colocar o tema da saúde mental no trabalho em evidência. O Setembro Amarelo e o Abril Verde são alguns exemplos. Nesses períodos, aproveite para levar palestrantes, promover dinâmicas e informar os colaboradores.

É importante que as pessoas saibam o que é a saúde mental no trabalho e se sintam confortáveis para falar sobre isso. Quando a empresa mostra que está preocupada, há mais confiança. Se alguém estiver precisando de ajuda, vai se sentir bem para falar.

Estimule o diálogo entre as equipes de trabalho

O relacionamento entre as equipes é parte fundamental de um ambiente de trabalho saudável. Por isso, você pode promover ações que ajudam a estimular o diálogo.

Algumas delas são momentos como um dia na semana com café da manhã especial, por exemplo. Ou, quem sabe, você pode promover uma vez no mês algum momento em que os colaboradores sugerem melhorias.

Quando as pessoas sentem que a sua voz importa, elas se sentem mais valorizadas. Além disso, estimula que os colegas de trabalho confiem mais uns nos outros e atuem com sintonia.

Promova conversas com especialista

Você não precisa esperar por campanhas nacionais de saúde e prevenção para mostrar que o bem-estar emocional dos seus colaboradores importa. Ao contrário disso, pode criar uma ação mensal de bate-papo com um especialista em medicina ocupacional.

Leve alguém para conversar com os colaboradores de forma leve, explicar sobre os temas da saúde mental e permitir que eles esclareçam dúvidas. Isso ajuda a deixar o assunto mais claro e até mesmo incentivar alguém a pedir ajuda, se necessário.

Com essas dicas já é possível estimular que a saúde mental no trabalho seja uma prioridade na sua empresa. Através da medicina ocupacional é possível ter colaboradores mais satisfeitos e motivados!

Com nossos treinamentos e palestras presenciais a sua equipe vai ficar mais satisfeita com a sua empresa, bem capacitada e produtiva. Entre em contato conosco e solicite um orçamento personalizado para as necessidades do seu negócio.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site