Segurança do trabalho em postos de combustíveis: 5 ações para garantir a segurança dos colaboradores

Você deve imaginar que a segurança do trabalho em postos de combustíveis exige um cuidado redobrado, certo? Ausência de prevenção pode causar acidentes perigosos e colocar a vida de todos em risco. Felizmente, há como diminuir os riscos e garantir um ambiente de trabalho mais seguro conforme as leis nacionais. Neste artigo você vai conhecer cinco ações que ajudam nessa tarefa!

Legislação da segurança do trabalho em postos de combustíveis

O Brasil possui leis rigorosas quando o assunto é segurança do trabalho em postos de combustíveis. A fiscalização procura verificar se há proteção adequada aos trabalhadores e se os riscos de acidentes estão bem identificados e prevenidos.

A NR 20 é uma das mais importantes e que deve ser seguida por quem é responsável por um posto de gasolina. Nela encontram-se várias exigências para comprovar a regularidade do estabelecimento, como a apresentação dos laudos de inspeção de instalações elétricas, classificação de áreas, treinamentos, certificados de equipamentos, entre outras questões.

E por que é a NR 20 a mais importante? Porque ela trata sobre as atividades de trabalho com inflamáveis ou explosivos, da instalação do projeto até a sua desativação, de forma a diminuir os riscos de incêndios e explosões nessas áreas.

Inclusive, a norma cita quais equipamentos de proteção individual devem ser utilizados. Desta forma, é possível seguir as regras e manter a segurança da melhor maneira.

5 ações de segurança do trabalho em postos de combustíveis

Veja a seguir como garantir a segurança do trabalho em postos de combustíveis.

Identifique todos os riscos

Sem dúvida, o primeiro passo é você identificar todos os riscos de acidentes e doenças ocupacionais que existem no ambiente de trabalho. Isso porque além do risco de incêndios e explosões, existem também os riscos de intoxicações por causa da inalação de produtos químicos ou do contato deles com a pele do trabalhador.

O ideal nesse caso é contratar profissionais especializados para mapear todos os riscos e registrá-los de maneira oficial. Somente depois dessa primeira etapa é que se pode pensar em elaborar estratégias para diminuir esses riscos.

Faça inspeções periódicas

Uma das medidas de segurança do trabalho em postos de combustíveis é manter as inspeções em dia. Mesmo que o espaço não tenha sofrido nenhuma mudança, é importante compreender que os equipamentos sofrem com desgaste natural pelo tempo de uso. Ou então, perdem a sua validade.

Imagine um extintor em posto de combustível que não funcione quando mais se precisa?

Ou, ainda, capacetes que estejam rachados e ninguém percebeu. Essas situações aumentam a exposição aos riscos que devem ser evitados e podem ser mais graves.

A NR 20, inclusive, fala sobre esse ponto das inspeções. De acordo com a norma, a inspeção periódica é obrigatória, portanto, não há como ignorar essa medida.

Ofereça EPIs e EPCS para aumentar a segurança do trabalho em postos de combustíveis

Os Equipamentos de Proteção Individual, conhecidos como EPIs, também devem ser lembrados na segurança do trabalho em postos de combustíveis. Além deles, temos os Equipamentos de Proteção Coletiva, chamados de EPCs.

Afinal de contas, as atividades em um posto de combustível exigem que os colaboradores lidem todos os dias com riscos como queimaduras e intoxicação. Entre os EPIs mais usuais, temos:

● Macacão;
● Luvas;
● Botas;
● Avental;
● Óculos de proteção.

O posto também deve oferecer os EPCs, tais como:

● Kit de primeiros-socorros;
● Extintores de incêndio;
● Placas de sinalização como “proibido fumar”;
● Chuveiro lava-olhos.

Vale a pena destacar que tanto os EPIs quanto o EPCs devem estar à disposição dos colaboradores, mesmo que não seja utilizado em todas as funções.

Treine os funcionários

As normas que regulam a segurança do trabalho em postos de combustíveis também orientam para a importância do treinamento dos funcionários. Afinal, não basta ter ações para evitar acidentes, se quem trabalha no local não souber o que fazer.

Primeiro, os funcionários precisam conhecer o uso correto dos seus EPIs. Além disso, devem saber reconhecer situações de risco e a quem devem informar. Eles também precisam ser orientados sobre algumas medidas fundamentais de segurança:

● Não fumar, não usar aparelho celular e não consumir bebidas alcoólicas no ambiente de trabalho;
● Conhecer os riscos biológicos e de saúde a que estão expostos;
● Reconhecer os sintomas de intoxicação por benzeno e como agir em situações de emergência, entre outras questões.

Fiscalize as normas de segurança

Se as normas existem e todos conhecem no seu posto, alguém precisa se certificar de que estão sendo cumpridas. Por isso, faça essa fiscalização frequente, tanto com relação às pessoas quanto às ações aplicadas.

Sem dúvida alguma, controlar os riscos presentes nos ambientes de trabalho é a melhor forma de evitá-los. Gostou de conhecer sobre as principais medidas de segurança do trabalho em postos de combustíveis? Então aproveite a visita e aprofunde seus conhecimentos lendo outros artigos em nosso blog!

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site