Sinalização de Segurança: Como prevenir acidentes de trabalho?

Várias medidas são capazes de tornar um ambiente de trabalho mais seguro, sendo a sinalização de segurança uma delas. Ela facilita a identificação dos riscos presentes em um ambiente de trabalho e assim, garante a saúde e a integridade física de vários trabalhadores.

Para que serve a sinalização de segurança?

Tamanha a sua importância, a sinalização de segurança é regulamentada pela NR 26. Essa norma estabelece que devem ser adotadas cores nos locais de trabalho com a finalidade de indicar a todos que neles transitam a existência de riscos.

Nesse sentido, a sinalização pode ser usada para:

  • Informar sobre a necessidade do uso de EPIs no ambiente;
  • Indicar a localização de extintores;
  • Proibir a entrada de pessoas não autorizadas;
  • Indicar a presença de produtos químicos no local;
  • Informar sobre o trânsito de máquinas no ambiente;
  • Indicar saídas de emergência.

Cores da sinalização de segurança

A sinalização de segurança é feita por meio de cores. Isso facilita a interpretação e a memorização por parte dos trabalhadores, bem como padroniza o seu uso em todas as empresas. Confira a seguir as cores mais utilizadas:

Amarelo - alerta

Indicada em situações que exigem atenção, como pisos molhados, limite de degraus em escadas e presença de corrimãos. Mas, também pode ser usada para indicar a presença de materiais perigosos no ambiente por meio de placas triangulares.

Vermelho - combate ao incêndio

Ao contrário do amarelo, o vermelho não é usado para indicar uma situação de perigo. Mas sim, para informar sobre a localização de extintores, hidrantes, sirenes e outros sistemas usados no combate ao incêndio. Em alguns casos também pode significar proibição.

Verde - emergência

Enquanto isso, a sinalização de segurança de cor verde é utilizada para informar às pessoas sobre a localização de equipamentos de segurança, como EPIs, kit de primeiros socorros entre vários outros.

Azul - obrigação

Já esse tipo de sinalização é utilizado para orientar ao trabalhador sobre o uso de EPIs, como óculos, botas e luvas de segurança, além de protetores auriculares.

Como você pode perceber, a sinalização de segurança garante a saúde e a integridade física do trabalhador. Ela evita acidentes, multas e adequa a empresa às legislações trabalhistas vigentes. Entre em contato conosco e saiba como implementá-la em sua empresa.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site