Treinamento de ergonomia para operadores de caixa: como deve ser feito?

O treinamento de ergonomia para operadores de caixa tem como principal finalidade esclarecer o profissional sobre os riscos físicos do seu trabalho. Ele envolve uma série de informações e atividades que visam promover a saúde e o bem-estar dos operadores por meio de conhecimentos específicos.

A partir disso, o trabalhador será capaz de adequar a sua postura e formas de manipular as mercadorias, prevenindo acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Treinamento de ergonomia para operadores de caixa de acordo com a NR 17

Previsto pela NR 17, o treinamento de ergonomia para operadores de checkout leva em consideração vários aspectos importantes, tais como:

  • Manipulação de mercadorias;
  • Aspectos psicossociais do trabalho;
  • Doenças ocupacionais mais comuns em operadores de caixa;
  • Posto e organização do trabalho.

Para que todos os operadores adquiram conhecimento suficiente sobre as atividades que irão desempenhar e seus respectivos riscos, são necessárias algumas medidas.

Tempo do treinamento de ergonomia para operadores de caixa

A princípio, cada operador deve receber treinamento por no mínimo duas horas por dia, por trinta dias a contar da data da sua contratação. Esse treinamento deve ser refeito anualmente e as horas devem ser computadas dentro do expediente de trabalho.

Forma do treinamento

De acordo com o Anexo I da NR 17, as empresas podem oferecer o treinamento de forma contínua ou intermitente, presencial ou online, ou ainda, por palestras ou cursos. Na verdade, a escolha da forma do treinamento fica a critério da empresa, desde que ela cumpra o tempo exigido.

Material didático

Além disso, o treinamento de ergonomia para operadores de caixa deve oferecer material didático, que pode ser impresso ou digital.

Contudo, obrigatoriamente ele deve abordar os aspectos do trabalho já citados anteriormente, como posto de trabalho, organização, manipulação de mercadorias, riscos comuns aos operadores de checkout entre outros.

Elaboração do conteúdo técnico e avaliação do treinamento

Por fim, vale a pena destacar que a tanto a elaboração do conteúdo técnico quanto a avaliação dos resultados do treinamento são feitos por integrantes do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), em conjunto com representantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

E você, gostou de saber como é feito o treinamento de ergonomia para operadores de caixa? Então que tal aprofundar seus conhecimentos no assunto? Acompanhe o nosso blog e mantenha-se bem informado sobre saúde e segurança do trabalho.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site