3 Coisas Que Todo Mundo Precisa Saber Sobre Home Office

Após alguns meses de isolamento social home office se tornou uma das palavras mais usadas. Impedidas de abrir e evitar aglomeração empresas de vários setores viram nessa categoria uma saída para manter sua equipe ativa e o negócio funcionando. Mas afinal, o que é preciso saber sobre essa tendência que ganha mais espaço com o passar dos dias?

É comum pensarmos que trabalhar em casa será mais fácil pois exige menos do profissional. No entanto, se não houver planejamento pode-se perder tempo e não conseguir finalizar tarefas que foram delegadas. Esse é um dos motivos que home office não funciona para todos os profissionais.

Em países como EUA essa prática é habitual a muitos anos. No Brasil, porém, essa modalidade começou a ser usada por empresas que não dependem diretamente da linha de produção ou funções administrativas como escritórios de contabilidade, desenvolvimento web, EAD, marketing digital, etc. Apesar da resistência muitos empresários perceberam o grande potencial.

Antes de abrir mão do escritório veja o que saber sobre home office e como tornar seus dias mais produtivos.

1. Horário de trabalho

Num primeiro momento por estar em casa é normal pensar ser possível acordar mais tarde, assistir TV, checar redes sociais e manter uma rotina menos exigente. Entretanto, em muitos casos acontece exatamente o contrário. Tempo extra é sinônimo de mais trabalho. Se a empresa não estipular horário de trabalho cabe a você se organizar de maneira eficiente.

2. Interferência externa

Quando o assunto é interferência externa logo pensamos em conversa paralela, telefone tocando, reuniões intermináveis, idas ao banco, etc. Mas quando falamos sobre home office essas interferências são ainda maiores pois não há presença do gestor para monitorar sua rotina. É preciso identificar distrações e evitá-las o máximo possível.

3. Planejamento

Uma das características que diferencia o bom profissional do mediano é a capacidade de ser eficiente. Isso muitas vezes depende do quanto consegue produzir e entregar um trabalho de excelência. No entanto, eficiência depende de planejamento. Conseguir enxergar além e fazer até mesmo aquilo que não é solicitado. Usar planner, agenda, ou mesmo aplicativos de organização torna os dias mais produtivos.

Mesmo home office não sendo uma categoria para todas as pessoas é possível se adequar. É questão de autoconhecimento, organização e objetivos. Se você trabalha numa montadora de carros, abate de animais, recepção de turistas, shoppings e/ou lanchonetes, tais funções não permitem essa transição.

Por outro lado, se a empresa na qual trabalha já cogitou tal possibilidade experimente. Faça teste durante um período e veja seu desempenho. Caso perceba que dá certo organize seus horários, diminua as interferências externas, planeje-se. Home office exige disciplina. Você já trabalhou nessa modalidade? Como foi sua experiência? Compartilhe nos comentários!

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site