5 dicas de como trabalhar em casa sem perder o foco

Desde que o isolamento social teve início em 2020 muitos profissionais trocaram horas de trânsito, atrasos, reuniões presenciais, pelo conforto da própria casa. Home office expressão, até então, usada por poucos se tornou a nova realidade. É possível trabalhar em casa sem perder o foco? Esse é o questionamento que trazemos hoje.

Num primeiro momento é fácil concordar que trabalhar em casa seja mais cômodo. No entanto, com o passar do tempo percebemos que manter o foco exige muita disciplina e nem todos os profissionais sabem exatamente como fazer isso frente uma rotina cheia de distrações.

Quais seriam essas distrações? As redes sociais, TV, música, barulho externo (trânsito, construção, vizinhos, etc.), ou ainda, o profissional não saber gerenciar seu tempo de trabalho. Como é possível trabalhar em casa de maneira eficiente? Continue lendo e veja as dicas que reunimos para te ajudar.

1. Antes de começar

É comum num primeiro momento termos inclinação a ficar mais à vontade afinal estamos em casa. Mas não é bem assim. Apesar de o ambiente ser menos formal seu cérebro precisa entender que você está trabalhando. Para isso deve-se evitar ficar de pijama, acordar tarde ou mesmo procrastinar. Esses são alguns dos comportamentos que devem ser evitados antes mesmo de iniciar seu horário de trabalho.

2. Ambiente de trabalho

Um erro frequente entre os profissionais de home office é não definir seu ambiente de trabalho. Quer dizer que muitos utilizam a bancada da cozinha, o sofá, ou até mesmo a cama como 'escritório'. De acordo com psicólogos esse comportamento confunde o cérebro quanto aos horários de trabalho, diversão ou descanso. É necessário destinar local apropriado para itens de escritório e atividades referentes à empresa.

3. Rotina

Ao decidir trabalhar em casa é importante estabelecer uma rotina. Definir horários é tão importante para o profissional quanto para sua família. É preciso agir como se realmente estivesse na empresa e cumprir sua agenda. Criar uma rotina eficiente é questão de hábito, no início é mais difícil mas dá certo a longo prazo.

4. Distrações 

Algo que passa despercebido para alguns profissionais são as distrações que podem influenciar a produtividade. Por estar em casa e ser mais fácil acessar as redes sociais, ouvir música, assistir televisão ou dar atenção aos filhos, muitos não percebem que essas pausas interfere diretamente no seu trabalho. Ao decidir pelo home office deve-se levar tudo isso em conta.

5. Produtividade

Como falado no tópico anterior a produtividade depende de vários fatores. Um que merece atenção especial são as distrações. Quando menos esperamos roubam nossa atenção e boa parte do trabalho fica pela metade. Esse é um dos motivos pelos quais é preciso mensurar o desempenho individual. E assim definir metas diárias.

De acordo com especialistas da área de RH trabalhar em casa não é uma modalidade que funciona para todas as pessoas. É preciso experimentar para descobrir se esse é o seu caso. Caso já faça home office coloque essas dicas em prática e veja os resultados. Tem alguma dica diferente das citadas no artigo de hoje? Deixe um comentário contando sua experiência. 

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site