Como a meditação melhora seu desempenho no trabalho

Meditação num primeiro momento pode estar ligada à religião para algumas pessoas. No entanto, quanto mais benefícios são descobertos no campo profissional maior a adesão. Durante algum tempo oferecer Ginástica Laboral era incomum, hoje muitas empresas apostam na meditação como recurso para melhorar o desempenho de seus colaboradores.

A carga horária cada vez exige mais do profissional. Reuniões. Negócios. Vendas. Viagens. Concorrentes. É um mar de preocupações diariamente. Como se manter focado e entregar o melhor resultado? Esse é um dos objetivos de implementar a meditação no ambiente de trabalho.

Já aconteceu de estar escrevendo um relatório mas ao mesmo tempo pensando na reunião da semana seguinte? Ou buscar os filhos no colégio? No churrasco do final de semana? Ou ainda na viagem de férias? Meditar permite ter consciência do momento presente. Enquanto escreve o relatório se manter focado.

Continue lendo e veja alguns dos benefícios de incluir a meditação na sua rotina.

1. Aumenta concentração

Com tantas distrações é quase impossível que alguém inicie e termine uma tarefa sem checar as redes sociais não é mesmo? Pois então, a meditação ao silenciar e organizar os pensamentos permite se concentrar apenas naquela atividade.

2. Reduz o stress

De acordo com alguns psicólogos muito do stress, ansiedade, e insônia se deve a preocupação por coisas que ainda não aconteceram. Ou seja, um negócio por fechar, a próxima viagem, um concurso, situações familiares, etc. A meditação aquieta os pensamentos, diminui as preocupações e reduz o stress.

3. Melhora o clima organizacional

É fato que a atmosfera influencia diretamente no rendimento do colaborador. Mas parou para pensar no contrário? O quanto um profissional focado, centrado, tarefas em dia, pode contribuir para um ambiente mais tranquilo? Mais produtivo? A meditação, ainda mais em grupo, pode contribuir para essa mudança.

4. Reduz tempo em cada tarefa

O que faz uma tarefa que deveria levar 30 minutos durar a manhã inteira? Além das distrações, conversas paralelas e preocupações a falta de foco contribui para que o profissional inicie 3/4 tarefas ao mesmo tempo e pense estar sendo eficiente quando na verdade é o contrário. Quanto mais foco e atenção numa tarefa mais rápido será finalizada.

Assim como qualquer outra prática pode ser difícil no começo, mas é questão de tornar a meditação um hábito. Não apenas no ambiente de trabalho mas tentar reproduzir em casa, durante as férias ou qualquer outro momento em que seja possível.

Gostou do artigo de hoje? Já teve alguma experiência com meditação? Deixe um comentário após terminar a leitura.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site