Como criar e manter uma rotina de estudos?

Ser aprovado no vestibular, passar num concurso público ou melhorar a fluência num idioma exige muito estudo. Quando o ambiente é nossa casa a dedicação precisa ser ainda maior. Para alcançar tais objetivos é necessário criar uma rotina eficiente. Continue lendo e saiba como.

Quem precisa estudar sabe que é um desafio fazê-lo em casa. Televisão ligada, conversa paralela, telefone tocando, notificações das redes sociais. É um misto de distrações que torna quase impossível aprender algo. Como manter uma rotina de estudos em meio a tudo isso?

O primeiro passo é definir o horário de estudo. Nosso cérebro precisa compreender que aquele momento é para estudar. Manter-se focado exige muito esforço ainda mais quando há muitas distrações. Por isso deve-se evitá-las.

Criando uma rotina de estudos

Conheça sua rotina

Para criar uma rotina de estudos é importante antes de mais nada se conhecer. Ou seja, saber seus horários, seus objetivos, se é preciso conciliar com o trabalho ou outras atividades, com quem ficarão os filhos (se os tiver), etc. Visualizar todas as tarefas que demandam atenção é o primeiro passo para criar um calendário bem estruturado e funcional.  

Defina um período

Antes mesmo de sentar e começar a estudar é necessário definir qual o período de estudo e quantas horas serão dedicadas. Por exemplo: manhã 8:00 às 10:00. Todos os dias às 8:00 você dá início aos seus estudos. Aos poucos esse hábito torna-se rotina. Se perceber que precisa de mais tempo aumente gradativamente.

Escolha um local

Há quem tenha o hábito de estudar na cama, na cozinha ou mesmo no sofá da sala. Porém, para ter um bom rendimento é preciso que o ambiente seja favorável. Quanto menos distrações melhor. Se possível tenha uma mesa, computador, caderno e outros materiais específicos para os estudos. Home office é uma boa opção. 

Tenha uma estratégia

Outro ponto importante quanto a manter uma rotina de estudos é ter estratégia. Fará resumos? Ler em voz alta? Explicar para alguém o que aprendeu? Registrar os tópicos mais importantes? É preciso experimentar e perceber qual delas é mais eficiente ao seu propósito.

Faça um cronograma

A maioria dos estudantes precisa dividir seu tempo entre diversas matérias. Biologia. Física. Matemática. Inglês. Como conseguir estudar todas? Uma solução é fazer um cronograma. Nele podem ser listadas todas as matérias, determinar dias e horários, além de definir aquelas que exigem maior esforço. Um conselho é diversificar as matérias para tornar o estudo mais eficiente.

As dicas citadas no decorrer desse artigo podem ajudá-lo a ter mais foco, aumentar a concentração, melhorar o desempenho e permitir aproveitar o tempo de forma mais produtiva. Já seguia alguma dessas dicas? Como é sua rotina de estudo? Deixe um comentário contando sua experiência.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site