Como manter o foco e ter mais disciplina na sua rotina

Manter o foco não é tarefa fácil quando observamos a sociedade em que vivemos. Antes do avanço da tecnologia era possível estipular horários. Separar estudo, trabalho, vida pessoal, lazer. Hoje, no entanto, com a internet essa divisão é mais complexa. Como ter disciplina com tantas distrações?

Em tempos de pandemia onde muitos profissionais trocaram o convencional ambiente de trabalho pelo home office é mais do que necessário falar sobre foco e disciplina. Como manter a atenção trabalhando em casa? Como diminuir as distrações e tornar a rotina mais eficiente? Continue lendo e veja algumas dicas.

1. Eliminar distrações

Pode parecer óbvio eliminar distrações para manter o foco porém, grande das pessoas não têm ideia do que está 'roubando' seu tempo. Se são as redes sociais, ligações, e-mails, televisão, tarefas domésticas, filhos, etc. Por isso, antes de mais nada é importante anotar todas as vezes que parou uma tarefa.

Ir ao banheiro, tomar água, atender telefone, ler e-mail, checar as redes sociais, navegar pela internet. Cada pausa deve ser anotada. Ao final do dia é possível ter um panorama de quanto tempo foi 'perdido' com distrações e saber quais delas são mais recorrentes. Com tais informações é possível definir uma estratégia mais eficiente.

2. Ter uma agenda

Há quem prefira bloco de notas do celular, quem confie na própria memória, e quem prefira não usar nada. No entanto, usar agenda permite uma visão mais clara dos compromissos daquela semana/mês. Evita ser pego de surpresa e precisar remanejar ou faltar a alguma reunião e/ou compromisso.

3. Fazer uma lista

Atualmente há diversos aplicativos que permitem criar listas. Seja de tarefas, de compras, de metas, etc. O exercício de criar uma lista torna possível visualizar tudo o que precisa ser feito. Também permite organizar o dia de maneira a conseguir concluir todas as tarefas. Muitos profissionais dedicam um tempo no domingo ou segunda-feira pela manhã para listar todas as tarefas importantes daquela semana. Experimente!

4. Realizar uma tarefa por vez

É comum as pessoas pensarem que começar três/quatro tarefas ao mesmo tempo seja sinônimo de eficiência. Talvez seja para quem consegue terminá-las. No entanto, para um número considerável essas tarefas acabam ficando pela metade. É por esse motivo que fazer uma tarefa de cada vez é mais eficiente.

5. Organizar a mesa

Psicólogos defendem que onde moramos reflete nosso interior. Ou seja, se o exterior está bagunçado há grande chance de internamente estar do mesmo jeito. E isso influencia diretamente a vida profissional. Quem consegue se concentrar em meio a bagunça? Quem consegue manter os pensamentos em ordem quando não encontra seu material de trabalho? Daí a importância de manter sua mesa organizada.

Essas foram algumas sugestões de como manter o foco e se tornar uma pessoa mais produtiva. São pequenas mudanças que exigem esforço e constância mas o resultado é compensador. 

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site