Como posso usar o Check-list no meu dia a dia?

Quando o assunto é produtividade logo pensamos que estar ocupado o tempo todo é ser eficiente. No entanto, eficiência está relacionada a fazer algo bem feito e em tempo hábil. Uma ferramenta que pode ajudar é o Check-list. Saiba como lendo este artigo.

Há quem não tenha paciência para criar listas e seguir item por item. Quem pense que demanda muito tempo. Ou ainda, quem acredite que no final das contas não influencia em nada.

O Check-list, porém, mostra o panorama geral da sua rotina. Ou seja, é uma forma de mensurar tarefas que demandam mais tempo, quais estão sendo negligenciadas, e quais podem ser delegadas ou descartadas.

Pesquisas recentes mostram que profissionais de sucesso têm constância, ou seja, são fiéis à sua rotina. Sabem o que fazer a cada momento, o que dá certo ou não e como obter melhores resultados. Já teve a sensação de que trabalhou o dia inteiro mas não conseguiu finalizar nenhuma tarefa? 

Pois é, isso acontece porque nem sempre nos preocupamos com a qualidade e sim com a quantidade de tarefas que fazemos ou pensamos fazer ao mesmo tempo. Esse é um dos motivos pelos quais criar um Check-list é tão importante e necessário para otimizar sua rotina.

Por que fazer um Check-list?

1. Organização

Antes mesmo de iniciar várias tarefas ao mesmo tempo é necessário reservar um tempo para listá-las por ordem de prioridade. Todas são importantes de alguma forma mas nem todas são prioritárias concorda? Organizar uma lista permite ver isso mais claramente.

2. Produtividade

Com o Check-list é possível manter o foco em suas tarefas e saber qual será a próxima reduzindo o tempo ocioso. Diminui também a ansiedade de saber 'o que farei depois?' e/ou ficar o dia inteiro apenas atendendo emergências. Além de ser cansativo não evolui seu trabalho.

3. Delegação

É difícil delegar tarefas por diversos motivos. Falta de confiança em subordinados, qualidade do trabalho, tempo de execução, conhecimento necessário, etc. No entanto, um profissional de excelência precisa ter em mente que muitas dessas tarefas não dependem exclusivamente dele e delegar diminui a sua carga permitindo focar em tarefas realmente importantes.

Quando você lista as atividades daquele dia/semana é possível prever quanto tempo será necessário para cada uma delas. Após o Check-list estar pronto é possível definir qual o melhor horário, quais recursos e mão-de-obra indispensáveis, otimizando assim a sua rotina.

Você já usou esse método? Usa algum tipo de lista na sua rotina? Como consegue ser eficiente no seu dia a dia? Compartilhe sua experiência.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site