Dicas Importantes para Operação Segura de Caldeiras

O Vapor gerado por caldeiras é um dos insumos mais importantes na indústria atual. Estes são equipamentos que podem apresentar graves riscos à operação se alguns cuidados não forem tomados.

Aqui apresentaremos algumas dicas que podem fazer a diferença quando falamos de segurança de operação de caldeiras.

1: Teste diariamente o intertravamento dos instrumentos de controle e segurança

Para garantir que todos os instrumentos e intertravamentos estão funcionando corretamente, teste-os diariamente. Simule situações de alarme e verifique se os sistemas de controle e alarme respondem conforme esperado (alarme e parada da caldeira).

A quantidade de instrumentos e rotinas de segurança podem variar de equipamento para equipamento, porém pelo menos os seguintes devem ser testados:

  • Intertravamento de nível de água
  • Pressotato de alta de vapor
  • Pressostato de alta de gás (em caso de gás)
  • Sensor de chama

Crie uma rotina de manutenção e calibração dos instrumentos e mantenha-os calibrados.

2: Treine os operadores

A NR13 exige um currículo mínimo de treinamento para os operadores de caldeira. Porém não se limite a isso. Treine os operadores, técnicos, engenheiros e gestores sobre a operação, riscos e manutenção do sistema de vapor instalado em sua unidade e das rotinas de testes e verificações diárias. Apesar de poder serem similares, cada instalação é uma instalação, por isso crie um treinamento específico para sua unidade.

3: Realize as inspeções NR13 apenas com empresas e profissionais sérios

Qualquer engenheiro mecânico pode emitir um laudo e ART de inspeção de segurança NR13 de caldeira e vasos de pressão. Mas, compensa o risco de contratar o mais barato, sabendo dos perigos envolvendo uma caldeira?

Procure apenas empresas e profissionais especializados na área de inspeção de segurança, que sejam capazes de dizer se uma caldeira está ou não em condições de operar. Exija que abram a caldeira, realizem a inspeção interna, testem os instrumentos de segurança e meçam espessuras de chapa. Verificar pintura externa e limpeza dos arredores não garante a integridade do equipamento. Não se esqueça, aqui estamos tratando de vidas.

4: Trate a água de alimentação

Independentemente do tamanho e complexidade do seu sistema de vapor, mantenha um sistema de tratamento da água de reposição da caldeira, pois a água quando não tratada pode trazer diversos problemas à caldeira, tais como corrosão e incrustação.

corrosão é a degradação parcial das partes metálicas da caldeira (principalmente os tubos da caldeira), podendo levar à ruptura. A incrustação é o depósito de material sólido na superfície de troca térmica, normalmente de material de baixo coeficiente de transferência térmica, formando uma camada que diminui a “taxa de resfriamento do tubo” pela água, causando o superaquecimento e consequente fragilização do material.

5: Adquira apenas caldeiras certificadas conforme norma de construção

No momento de aquisição de uma caldeira, considere apenas caldeiras cujo projeto E processo de fabricação sejam certificados conforme código de construção de padrão internacional, tal como a ASME Sec. I ou similares da DIN e JIS.

A certificação garante que tanto o projeto quanto o processo de fabricação seguem padrões estabelecidos por associações especializadas e aceitos no mundo todo.

Apesar do custo (quem já implantou alguma ISO, sabe o custo que tem de manter os processos e controles), evite caldeiras de projeto “doméstico” e processos sem controle. Mais uma vez, aqui estamos tratando de vidas.

#nr13 #inspeção #caldeira #treiniseg #Vasosdepressão #segurança #treinamento #on-line #presencial #Operaçãodecaldeiras

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site