Direção defensiva: o que é, importância e como praticar

'Direção defensiva é o ato de conduzir de modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas (erradas) dos outros e das condições adversas (contrárias), que encontramos nas vias de trânsito'. De acordo com o DETRAN PR mais de 60% dos acidentes ocorrem devido a negligência, ou seja, houve falta de atenção ou observação por parte do condutor.

Conhecer as técnicas de direção defensiva torna o trânsito mais seguro, pois além de cuidar do próprio veículo, o condutor fica atento a tudo o que acontece à sua volta. Desde água na pista, ultrapassagem perigosa, falta de visibilidade, falhas na estrada, ausência de sinalização, entre outros.

Dirigir com segurança é essencial principalmente se o condutor estiver a serviço da empresa. Motoristas de caminhão, de ônibus, de táxi, de avião, ou mesmo veículos que circulam no pátio da empresa (centros de distribuição ou portos), precisam estar atentos quanto a presença de pedestres, velocidade permitida, e estar preparados caso ocorra um incidente ou algo inesperado.

O que é direção defensiva?

É um conjunto de práticas usadas pelo condutor para dirigir com cuidado e segurança prezando pela própria vida e dos demais, seja em via pública ou estradas. É a capacidade de prever um cenário e agir de modo a evitar um acidente.

Quais são os tipos de direção defensiva?

Com o objetivo de tornar o trânsito mais seguro, a direção defensiva é dividida em duas categorias: preventiva e corretiva.

Direção defensiva preventiva: o condutor dirige com atenção, ponderando suas condições físicas e mentais. Considerando sono, cansaço, e outros fatores.

Direção defensiva corretiva: são ações que o condutor pode tomar para evitar um acidente, caso seja exposto a imprevistos e situações de perigo.

Qual a importância da direção defensiva?

Grande parte dos acidentes ocorre por negligência, ou seja, descuido, desatenção, ou inobservância das práticas de segurança. Sendo assim, muitos poderiam ser evitados se o condutor tivesse mais atenção ao dirigir. Daí a importância de manter-se atualizado quanto ao código de trânsito e fazer o curso de Direção Defensiva sempre que possível.

Quais são os cinco elementos da direção defensiva?

Conhecimento - é importante conhecer as vias, limites de velocidade, condições das estradas, horário de maior/menor tráfego, para uma viagem mais segura.

Atenção - o condutor precisa estar atento ao dirigir, evitando distrações como falar ao telefone, ouvir música, conversar com outros passageiros, consumir bebida alcoólica, além de verificar os espelhos para que estejam alinhados afim de evitar pontos cegos.

Previsão - prever é a capacidade de se antecipar a possíveis riscos e evitar acidentes, sempre observando o comportamento de todos a sua volta. Animais na estrada, ciclistas, crianças brincando na rua, são situações que devem ser previstas pelo condutor.

Habilidade - é o resultado de muita prática. Bons condutores são aqueles que já vivenciaram diversas situações e/ou dirigem a bastante tempo e sabem agir rápido em situações de risco.

Ação - num momento de perigo é imprescindível que o condutor tome uma decisão rápido de modo a evitar acidentes, diminuir as chances de um incidente, e salvar vidas.

O que são situações adversas?

Situações adversas, de acordo com o conceito de direção defensiva, são aquelas em que aumentam o risco de ocorrer um acidente. Tais como:

- condições climáticas (fortes chuvas, granizo, neblina, neve,);
- situação das estradas (buracos, ausência de sinalização, trecho sem acostamento, animais);
- excesso ou pouca iluminação;
- estado em que se encontra o motorista (sono, mal-estar, fadiga, ansiedade, efeito de bebida alcoólica); 
- quanto ao veículo (falta de manutenção, pneus desgastados, faróis queimados).

Como pôr em prática a direção defensiva na empresa?

- fornecer treinamento aos condutores;
- realizar manutenção periódica nos veículos;
- respeitar limites de velocidade;
- manter a atenção durante o trânsito;
- orientar quanto ao distanciamento entre veículos.

Como manter a segurança no trânsito:

- use sempre o cinto de segurança;
- mantenha a distância de segurança;
- faça manutenção preventiva;
- preste atenção no funcionamento do veículo;
- confira o retrovisor com frequência;
- tenha cuidado ao dirigir na chuva;
- mantenha-se concentrado;
- considere as condições climáticas;
- respeite a sinalização e limites de velocidade.

Conhecer as boas práticas da direção defensiva é essencial para manter um trânsito seguro e evitar acidentes. Além do que é aprendido na auto-escola, o empregador pode fornecer aos motoristas da empresa o curso de direção defensiva que orienta quanto as condições adversas, a importância do comportamento seguro, estado físico e mental do condutor, relacionamento interpessoal, primeiros socorros, além de técnicas de segurança.

O treinamento sobre direção defensiva é essencial para manter sua equipe motivada e atualizada quanto às regras de trânsito, além de evitar acidentes envolvendo terceiros.

O Instituto Aprimorar conta com treinamentos profissionais e orientações técnicas garantir a saúde e a segurança dos seus colaboradores, bem como a adequação da sua empresa às normas reguladoras vigentes. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para o seu negócio.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site