DORT: o que é, principais sintomas e como prevenir

Em 2019, cerca de 39 mil brasileiros se afastaram de seus trabalhos devido ao DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

O número de afastamentos é tão alto e alarmante porque esse distúrbio pode levar os trabalhadores a perderem movimentos, causando efeitos negativos e danos à saúde que vão além da vida profissional.

É preciso ficar atento, pois a DORT pode afetar todos os tipos de trabalhadores, independentemente de cargos de empresa ou ramo, pois seu adoecimento está atrelado aos movimentos repetitivos que sobrecarregam tendões, articulações e músculos.

Para te deixar por dentro de tudo sobre a DORT, separamos este artigo com as principais informações dessa doença profissional, desde sintomas à prevenção.

Siga a leitura!

 

O que é DORT? 

DORT é a sigla para Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Como seu próprio nome já indica, se trata de atividades repetitivas no ambiente de trabalho que causam dores nos músculos, tendões e articulações.

De maneira geral, podemos dizer que todas as atividades fazem com que os profissionais pratiquem movimentos repetitivos.

Pensemos, em um primeiro momento, nos trabalhadores administrativos, que cumprem cargas horárias de 8h por dia e passam todo esse período digitando no computador.

A atividade deles exige muito dos tendões dos dedos, além de passar muito tempo sentado, podendo trazer riscos à coluna.

Agora vamos pensar no caso de atendentes de loja, que passam o dia inteiro de pé para receber os clientes.

Esses, por sua vez, fazem um esforço físico mais intenso, forçando as articulações das pernas, bem como os músculos e tendões.

Embora o diagnóstico da DORT seja dado geralmente por um médico ortopedista, sua comprovação só acontece se o trabalho do paciente estiver regido como causador de lesão pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 

Principais sintomas 

Os sintomas mais comuns da DORT são:

  • Dor localizada ;

  • Cansaço excessivo;

  • Formigamento nas extremidades;

  • Inchaço local;

  • Estresse.

Os sintomas da DORT costumam começar a dar sinais de maneira leve e depois se tornam mais intensos.

Nos momentos de pico de trabalho, os sintomas também tendem a ser piores, assim como quando o trabalhador para totalmente as atividades, como no final do dia ou finais de semana.

O ideal é que assim que eles começarem, o trabalhador note quais são as atividades e movimentos que mais o agravam, para poder repassar com precisão essas informações ao local de trabalho e ao médico.

 

Diferença entre LER e DORT 

Ao buscar informações sobre DORT, é comum achar o termo LER nos resultados. A diferença entre eles é bem sútil.

O termo LER diz respeito à Lesão por Esforço Repetitivo. Ele também trata da questão dos esforços de atividades profissionais que sobrecarregam músculos, tendões e articulações.

Mas essa sigla era específica para o sistema musculoesquelético, referindo-se mais aos dedos, mãos, punhos, braços, ombros, joelho, quadril e semelhantes.

Já a sigla DORT, propõe logo em seu nome que ela se refere aos distúrbios ósseos e musculares causados por doenças ocupacionais, o que a sigla LER não contempla.

Mas, de maneira geral, essas siglas podem ser consideradas sinônimos, pois querem dizer a mesma coisa, a diferença é que uma é mais completa que a outra.

Hoje a A DORT é mais usada justamente pela nomenclatura deixar mais claro o que é a doença, tornando o diagnóstico mais fácil de compreender e ajudando nos direitos previdenciários para condições de trabalho mais adequadas.

 

dort

 

Como prevenir? 

Ações individuais e da sua empresa de trabalho podem ajudar a prevenir a DORT e garantir seu bem-estar físico.

Confira algumas recomendações:

Utilize apoios ergonômicos

Mousepad, suporte para notebook, apoio para antebraço magnético e apoio para os pés são alguns itens que devem fazer parte de uma rotina de trabalho de quem trabalha com computador.

Os apoios ergonômicos para os pés, por exemplo, criam um ponto de equilíbrio entre seus pés e o encosto da sua cadeira, regularizando o controle da sua lombar, que deve ficar apoiada no encosto da cadeira.

Os apoios ergonômicos para os pés ajudam na prevenção de DORT e também diminuem as chances de varizes e inchaços nos pés, pernas e tornozelos.

Além desse exemplo para os pés, alertamos que todas as suas ferramentas e acessórios de trabalho devem ser adequados em questão de posição, distância e ângulos. Atente-se a isso! 

Faça pausas, levante e caminhe

O ideal é que pessoas que ficam a maior parte do tempo de trabalho sentadas façam pausas a cada 30 minutos, que consistem em levantar e caminhar.

Além dessa prática prevenir de DORT, ela também pode precaver o risco de morte por qualquer causa, conforme indica o estudo do Centro Médico da Universidade de Colômbia. Adote esse hábito em seu dia a dia!  

 

Alongue sua coluna

O alongamento diário da coluna é a forma mais eficaz de prevenir qualquer lesão na região das costas.

A boa notícia é que esse alongamento também ajuda os seus músculos inferiores, afinal, a coluna também suporta o peso desses membros. Confira aqui alguns exercícios para alongar sua coluna.

Pratique exercícios

As atividades físicas são capazes de melhorar dores causadas por repetições no trabalho, além de as prevenir.

No mais, os exercícios podem te trazer outros diversos benefícios, como:

  • Redução de estresse;

  • Sensação de bem-estar;

  • Melhora do sono;

  • Melhora do desempenho cognitivo;

  • Aumento do ritmo do metabolismo;

  • Melhora do psicológico.

Que tal começar essa prática o mais rápido possível?

Conheça os cursos da ISC Treinamentos

 

Conclusão

Nesse artigo você ficou por dentro dos males que as atividades repetitivas do trabalho podem causar, além de entender melhor sobre DORT e seus sintomas.

Sabendo algumas boas práticas que ajudam a prevenir que você corra esse risco, busque as inserir no seu cotidiano para melhorar suas condições de trabalho e sua saúde.

Comece hoje mesmo os cuidados com seu sistema musculoesquelético!

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site