Importância da NR-18

NR 18: o que significa? Ela é sem dúvidas uma das mais importantes normas regulamentadoras para o ramo da construção civil.  Isso porque é responsável por determinar procedimentos que garantem a segurança no trabalho.

Neste artigo vamos falar sobre o que significa a NR 18, as principais causas de acidentes ocupacionais e a importância de capacitar profissionais e manter a segurança. Boa leitura!
 

NR 18: O que significa?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a instituição por trás da NR 18.  A finalidade é regulamentar as atividades da construção civil.

Em termos gerais, a NR 18 fala a respeito de quais procedimentos, dispositivos e ações devem ser empregados. Ela cobre todas as atividades realizadas em um espaço de obras.

É totalmente proibido que trabalhadores permaneçam e até mesmo ingressem em canteiros de obras que não estejam dentro das condições estabelecidas pela NR 18.
 

Quem precisa de NR 18?

A NR 18 abranger todo o setor da construção civil. A NR determina as diretrizes para obra como um todo, desde o processo operacional até as diretrizes administrativas, de planejamento e de organização.

Todas as empresas que atuam na área de Construção Civil devem se adequar a NR 18.

 

Qual a importância da NR 18 na Construção Civil?

A finalidade da NR 18 é fazer com que o empregador proporcione as condições necessárias para que problemas de saúde e acidentes ocupacionais não ocorram.

Portanto, a NR 18 se caracteriza como uma das mais importantes diretrizes para o ramo da construção civil..

Considerando que a NR 18 especifica diversas situações cotidianas dos canteiros de obras, ela é muito completa, pois traz de forma detalhada como deve ser executado cada serviço e as formas de tornar o ambiente seguro.

O cumprimento integral da NR 18 mantém intacta a segurança dos colaboradores da sua empresa.
 

Quais as exigências da NR 18:

1- Implantação do PCMAT

A elaboração e a implementação do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) é obrigatória para os empreendimentos que contam com 20 ou mais colaboradores.

O profissional mais indicado para elaborar o PCMAT deve se um especialista em segurança do trabalho.

O PCMAT deve ficar sempre à disposição do Ministério do Trabalho, que deve ter conhecimento a respeito dos procedimentos e ações preventivas praticadas na obra.

2- Criação da CIPA

A norma estabelece que em obras com mais de 70 funcionários é preciso i9nstituir a CIPA.  A CIPA deve ser composta por membros representantes do empregador e dos empregados

Além disso, deve contar com no mínimo um titular e um suplente para grupos formados por até 50 empregados.

 

A importância da capacitação profissional em segurança na Construção Civil

Para  garantia da segurança dos colaboradores que trabalham na obra é necessário acima de tudo de um profissional com conhecimento completo da NR-18.

Cursos e treinamentos devem ser constantemente programados pelo empregador e exigidos pelo empregado de forma que todas as diretrizes para uma OBRA SEGURA sejam cumpridos. Isso traz a tranquilidade necessaria para a continuidade segura do empreendimento em todas as suas fases. 

Conheca nossos cursos voltados para o atendimento da NR-18 no link abaixo:

https://www.treiniseg.com.br/trseg/online-pj/nr18#topPage

#NR 18 #segurancanaobra #construçãocivil #segurança #Segurançadotrabalho #cursonline #NR #Segurançanacontruçãocivil.

 

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site