Integração em Segurança do Trabalho: para que serve e qual sua importância?

De acordo com a NR 01, é dever de todo empregador informar aos trabalhadores sobre os riscos ocupacionais presentes no ambiente de trabalho, bem como formas de mitigar ou eliminar esses riscos. Nesse sentido, a integração em segurança do trabalho se torna um instrumento de fundamental importância para preservar a saúde, o bem-estar e a integridade física dos trabalhadores.

Trata-se, na verdade, de um treinamento introdutório ministrado ao profissional quando este é admitido pela empresa. Seu principal objetivo é apresentar ao colaborador a rotina, os procedimentos e as exigências com relação à saúde e segurança do trabalho em todas as áreas da organização.

Mas não apenas isso. A integração em segurança do trabalho também contribui para melhorar o clima organizacional, pois estimula o engajamento entre equipes e facilita o entendimento das atividades a serem realizadas por parte do empregado. Tamanha a sua importância, o treinamento é previsto em diversas normas regulamentadoras, conforme os riscos a que estarão submetidos o profissional.

Conteúdo programático do treinamento em Integração em Segurança do Trabalho

Conforme mencionamos anteriormente, o treinamento de integração em segurança do trabalho é feito assim que o colaborador é admitido pela empresa, no início de suas atividades e dentro do seu horário de expediente.

Embora seja personalizável, ou seja, ministrado conforme cada setor, função e risco envolvido, alguns temas são comuns nos treinamentos de integração, a saber:

  • Noções de Segurança e Saúde do Trabalho e a importância do exame médico admissional;
  • Apresentação da empresa, setores e riscos ambientais;
  • Acidente do trabalho e formas de prevenção;
  • Medidas de proteção coletiva e uso de EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva);
  • Importância do uso adequado de EPI (Equipamento de Proteção Individual);
  • Ordem de serviço;
  • Doenças ocupacionais e formas de prevenção;
  • Informações sobre máquinas e equipamentos;
  • Restrições e proibições legais na empresa.

Caso a empresa não disponha de um técnico em segurança do trabalho para realizar o treinamento, este poderá ser ministrado pelo representante da CIPA ou por uma empresa especializada. Clique aqui e saiba como podemos ajudar.

Importância da Integração em Segurança do Trabalho

Sem dúvida alguma o principal benefício desse treinamento introdutório é informar aos colaboradores sobre as políticas da empresa, principalmente as que dizem respeito à saúde e segurança no ambiente de trabalho. Tal compreensão ajuda a preservar o bem-estar e a integridade física dos colaboradores da organização.

Além disso, a prática também oferece outros benefícios importantes:

Adequação às leis trabalhistas

O treinamento de integração em segurança do trabalho é obrigatório para alguns setores, conforme previsto na NR 18 e NR 20, normas que tratam respectivamente da segurança do trabalho na construção civil e segurança do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

Para outras atividades, a prática apenas é recomendada, mas de igual forma de extrema importância, pois é uma forma de integrar o colaborador à empresa.

Redução de custos

Informar aos colaboradores sobre os riscos envolvidos na realização das suas atividades e sobre formas de preveni-los reduz consideravelmente os índices de acidentes e doenças ocupacionais.

Isso, por sua vez, gera mais economia e produtividade para as empresas, pois não precisam arcar com custos de afastamentos, licenças e processos trabalhistas.

Retenção de talentos

Por fim, vale a pena destacar que os treinamentos de integração também contribuem para reduzir o turnover, ou seja, a taxa de rotatividade da empresa. Isso porque com eles, os colaboradores se adaptam melhor à organização, aos colegas de trabalho e às suas atividades. Sendo assim, tais práticas podem ser consideradas poderosas ferramentas de retenção de talentos.

Precisando ministrar treinamentos de integração em segurança do trabalho em sua empresa? Então entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para o seu negócio!

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site