Março Azul: campanha adverte sobre conscientização e prevenção do câncer de intestino

Organizada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), a campanha Março Azul busca trazer conscientização sobre o câncer de intestino, considerado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o segundo tipo mais recorrente no país, tanto entre homens quanto em mulheres, atrás do câncer de próstata e de mama feminina.

Apesar de ser considerada uma doença prevenível e com alta probabilidade de cura, se diagnosticada precocemente, os Registros Hospitalares de Câncer (RHC), entre 2015 e 2019, apontam que cerca de 65% dos casos de câncer de intestino foram diagnosticados em estágios avançados, em todas as faixas etárias.

Dentre as principais formas de prevenção do câncer de intestino está a prática de hábitos saudáveis, evitando consumo de álcool, carnes processadas (salsicha, mortadela, salame, presunto), tabaco, além de aderir à atividade física regular e a uma alimentação rica em frutas e vegetais.

“Fatores ambientais e comportamentais aumentam o risco de desenvolvimento da doença. Por isso, estratégias de prevenção voltadas à promoção da alimentação saudável, da manutenção de peso corporal adequado, da prática de atividade física no lazer e da redução do consumo de bebidas alcoólicas podem evitar os casos da doença”, explica a nutricionista da Gerência de Atenção à Saúde de Vitória, Verônica de Carvalho.

Estudos apontam que a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e mama.

Existem recomendações que sugerem a realização de pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia, mas já há evidências de que mesmo quando realizada por menos tempo a atividade física traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde. Assim, a duração e a intensidade do esforço tornam-se mais alguns elementos, não os principais.

Saiba mais em: https://www.marcoazul.org.br/
Fonte: MOV NEWS

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site