Música clássica: 5 dicas para usá-la nos estudos

Ouvir música clássica ajuda nos estudos? De acordo com diversos estudos realizados ao redor do mundo sim ela pode auxiliar de várias maneiras. No entanto, é importante saber algumas informações antes de inseri-la na sua rotina. Quer saber mais? Continue lendo nosso artigo.

Grande parte das pessoas tem dificuldade de concentração, ou seja, manter o foco durante uma determinada tarefa. Seja ler um livro, escrever um relatório, responder um e-mail, há sempre um desvio de atenção. Quando falamos de estudos a desatenção é maior ainda.

Como estudar 4/5 horas ou períodos maiores sem perder o foco? Como manter a concentração e conseguir aprender de maneira eficiente? Confira algumas dicas.

1. Escolha a música certa

A música tem o poder de acalmar ou nos deixar agitados. Sabendo disso tem-se que escolher músicas que diminuam essa agitação mas ao mesmo tempo mantenha a concentração. Difícil? Não. Cada pessoa responde a um estímulo diferente. Será tentativa e erro. Faça testes durante alguns dias e perceba a qual se adapta melhor.

2. Crie uma playlist

Para garantir a concentração durante um longo período é preciso evitar distrações. Escolher música, aumentar/diminuir volume, acessar sites, procurar cantores, um desperdício de tempo. Para ser mais produtivo é importante já ter uma playlist antes mesmo de iniciar os estudos.

3. Cuidado com o volume

Ouvir funk, rock, ou pagode pode deixá-lo entusiasmado e vontade de cantar junto. Lembre-se você está estudando. Sua atenção deve estar voltada ao conteúdo. Encontre o volume adequado que não atrapalhe, nem disperça atenção.

4. Música clássica x pausas

Há quem pense que quanto maior o tempo de estudo maior o progresso. Nem sempre funciona dessa forma. O ser humano tem necessidades. Ir ao banheiro, tomar água, movimentar o corpo, etc. Respeite esses momentos. Defina os períodos de pausa com antecedência.

5. Substituindo a música clássica

Nem todas as pessoas ouvem música clássica. Isso é fato! Mas o que fazer caso não seja opção? Há muitos aplicativos que simulam sons da natureza. Floresta. Madeira queimando. Pássaros. Riacho. Cachoeira. Vento. As opções são infinitas. Opte por aquela que traz melhores resultados.

Tem interesse em ser mais produtivo e usar música clássica na sua rotina? Coloque algumas dessas dicas em prática. Depois de experimentar diferentes sons, pausas, ou sons da natureza, conte-nos sua experiência.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site