NR 18: medidas de segurança para a Construção Civil

A NR 18 é uma das principais legislações relacionadas à segurança do trabalho na construção civil. A partir dela são definidos os protocolos e medidas fundamentais para evitar acidentes de diferentes gravidades.

É graças a essa norma regulamentadora que os trabalhadores podem se proteger e garantir a sua saúde na execução das atividades. Nela, estão mais de 30 itens descritos e que devem ser seguidos de forma criteriosa nas empresas.

O que é a NR 18?

A Norma Regulamentadora 18, como é chamada, estabelece normas técnicas padronizadas para proteger os trabalhadores da construção civil. Ela se tornou uma referência inclusive para outros setores da construção.

O principal objetivo é diminuir ao máximo qualquer risco de acidente no espaço de trabalho. Ou seja, eliminar todas as situações que ameaçam a segurança do trabalho na construção civil. O foco é manter a integridade dos trabalhadores.

Além de prevenir riscos, a NR 18 também estabelece algumas normas de proteção. Recentemente, em 2020, ela sofreu algumas alterações, deixando ainda mais rígidas as normas.

Principais medidas de segurança da NR 18

Implementação do Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho

Em seu item 3, a norma regulamentadora que estabelece as condições mínimas de trabalho na indústria da construção traz a implementação do PCMAT. Ele consiste em um documento que analisa todos os riscos ao redor do espaço onde o trabalho é executado, incluindo os equipamentos e registro do cronograma e treinamentos.

Demolição

Além do PCMAT, a norma regulamentadora 18 também orienta sobre procedimentos que envolvam demolição. Para que ela ofereça o máximo de segurança possível, as construções vizinhas à obra devem ser devidamente analisadas. Tal medida visa preservar a estabilidade das edificações e a integridade física das pessoas ao redor.

A norma orienta ainda que antes de iniciar a demolição sejam desligados e isolados os fornecimentos de água, de energia elétrica, de esgoto e as linhas de fornecimento de inflamáveis líquidos e gasosos liquefeitos.

Transporte de materiais em elevadores

Ademais, a NR 18 menciona também o transporte de materiais em elevadores. Em primeiro lugar, é estabelecido que o equipamento não pode carregar passageiros sob nenhuma exceção. Além disso, os elevadores precisam ter sistemas de segurança com frenagem automática e segurança eletromecânica.

Andaimes

Os andaimes também oferecem riscos à segurança do trabalho na construção civil. Além do fato de terem que ser dimensionados por profissionais habilitados, a sua construção deve levar em conta a carga que ela irá suportar. Os detalhes como o piso utilizado, o nivelamento, o guarda-corpo e o rodapé também são mencionados.

Conheça outras medidas de segurança na construção civil lendo a NR 18. E, para complementar os seus conhecimentos sobre saúde e segurança do trabalho, continue acompanhando do nosso blog.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site