Operador de caldeira: o que faz, carreira, salário e mais

Você já ouviu falar no cargo operador de caldeira? Ele é fundamental em indústrias que aquecem a água para gerar vapor pressurizado.

Para exercer a função é preciso conhecimentos específicos! Neste artigo vamos listar as principais informações sobre essa profissão. Continue com a gente e faça uma boa leitura!

Saiba mais: Formas de Transmissão do Calor: Saiba as principais diferenças

 

O que faz o operador de caldeira?

O profissional responsável pela caldeira precisa garantir o bom funcionamento do equipamento e ainda realizar sua manutenção sempre que possível. Normalmente, o profissional dessa área realiza seu trabalho de forma confortável e com o auxílio de computadores.

Em contrapartida, o profissional em algumas situações precisa ir até o local para checar tudo, por vezes, isso pode apresentar riscos ao trabalhador.

Para realizar os reparos necessários, o operador de caldeiras desliga os sistemas no computador, e em seguida utiliza uma roupa especial, para assim dar início a restauração das caldeiras.

Recomenda-se que o trabalho seja realizado o mais breve possível, visto que normalmente o local costuma ser barulhento, quente e até mesmo, sujo.

Graças ao avanço da tecnologia, os computadores já conseguem monitorar e informar os problemas com prontidão. Dessa maneira, o operador não precisa se deslocar para fazer a manutenção pessoalmente.

 

Caldeiras a vapor

As caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, com exceção dos refervedores e dos equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

 

Quanto ganha um operador de caldeiras

Caso tenha interesse na profissão é necessário ter o ensino médio concluído e realizar um curso de operador de caldeiras com certificado válido.

O objetivo do cargo é que o trabalhador possa operar uma ou mais caldeiras, a fim de manejar válvulas, registros e outros dispositivos de controle, com o objetivo de fornecer vapor para a produção de calor ou energia.

Os salários variam de empresa para empresa. Empresas de médio e grande porte costumam remunerar os funcionários com salários de até 3 mil reais, porém esse fator dependerá da experiência do operador. Empresas menores possuem salários de até 2 mil reais.

 

Dicas para operar caldeiras com segurança

O vapor é um insumo muito importante para a indústria como um todo. E esse processo deve ser feito com muito cuidado. Abaixo preparamos algumas dicas. Confira!

 

  1. Faça testes

É fundamental que seja criada uma rotina de manutenção e calibração dos equipamentos. Essa é uma forma de garantir o correto funcionamento dos instrumentos. Faça a simulação dos alarmes, sistemas de controle, etc.

 

  1. Faça treinamentos com o colaborador

A Norma Regulamentadora 13 estabelece que o mínimo para exercer a profissão de operador de caldeira é preciso de um certificado. No entanto, é importante não se limitar a isso.

Invista no treinamento de operadores, técnicos e até gestores a respeito da operação, riscos e a rotina de manutenção das caldeiras e manutenção do sistema de vapor. 

 

  1. Faça o tratamento da água

O sistema de tratamento de água de reposição da caldeira deve ser adequadamente tratado, pois caso contrário, a caldeira pode sofrer com corrosão e incrustação.

Leia também: NR 13: O que é importante saber sobre tubulações industriais?

 

Encontre a empresa certa para fazer o curso de operador de caldeira

O Instituto Santa Catarina oferece de operador de caldeira nas modalidades online, semi presencial e in company.

O conteúdo programático cobre os seguintes tópicos:

  • Operadores de máquinas a vapor e utilidades;

  • Características de trabalho;

  • Áreas de atividade;

  • Competências Pessoais;

  • Competências e habilidades de operador de caldeira;

  • Análise da nº 13;

  • Segurança na operação de caldeiras;

  • Segurança na operação de tubulações;

  • Técnicas de prevenção de acidentes;

  • Análise de tendências e análise de agência;

  • Riscos associados às atividades dos operadores de caldeira.

 

Conclusão

O operador de caldeira é um posto importante e deve ser ocupado por profissionais bem treinados e que possuam o conhecimento necessário para desenvolver as atividades com eficiência e segurança.

Mantenha as certificações em dia! Saiba mais sobre os cursos que o Instituto Santa Catarina oferece!

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site