Obesidade no trabalho: 4 medidas para evitar

A obesidade no trabalho é um problema que precisa ser encarado por todos, desde os funcionários até os gestores. Essa preocupação ajuda a melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e, consequentemente, ter uma produção mais eficiente na empresa. Por isso, é importante cada um entender como pode colaborar nesse assunto.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 27% da população adulta no Brasil está obesa. Ou seja, estamos falando de um problema de saúde pública, que também afeta o desempenho profissional. E como isso pode ser evitado? Confira algumas recomendações importantes neste artigo!

O que causa obesidade no trabalho?

Antes de conhecer as medidas para evitar a obesidade no trabalho, você precisa entender o que tem aumentado esse problema. Há muitos fatores que podemos apontar e você pode tentar identificar na sua empresa entre os colaboradores:

● Trabalhar muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé);
● Passar muitas horas no ambiente de trabalho;
● Deslocar-se para o trabalho sempre de carro, transporte público e caminhando pouco;
● Almoçar fora de casa sem conseguir planejar uma alimentação equilibrada;
● Aumento do estresse e ansiedade no trabalho.

Tudo isso pode levar ao desenvolvimento da obesidade, especialmente nas pessoas que já possuem predisposição. Com o tempo, isso afeta a produtividade e pode causar afastamentos, inclusive por causa da saúde mental.

Há também muitos afastamentos por causas de doenças cardiovasculares ou até mesmo ortopédicas. Essas condições são especialmente afetadas por causa da obesidade. Sendo assim, prevenir a obesidade no trabalho é garantir um índice menor de afastamentos.

4 formas de evitar a obesidade no trabalho

Seja para cuidar do bem-estar e da saúde dos seus colaboradores ou reduzir os índices de absenteísmo na empresa, algumas medidas simples contribuem para combater a obesidade no trabalho. Confira a seguir as melhores dicas!

1. Faça parceria com academia e similares

Que tal oferecer aos seus colaboradores algum desconto para eles se inscreverem em academias ou espaços de bem-estar no geral? Às vezes, uma massagem já ajuda a relaxar, renovar-se e estimular a cuidar melhor da saúde.

Esse tipo de iniciativa também ajuda a mostrar que a empresa se preocupa em evitar a obesidade no trabalho. Quando você impulsiona o seu colaborador a cuidar da saúde, ele se sente mais motivado, especialmente se houver descontos especiais.

2. Ofereça alimentos saudáveis aos colaboradores

Uma das formas de evitar a obesidade no trabalho é promovendo a alimentação saudável. Na verdade, isso pode começar na própria empresa, disponibilizando algumas comidas que são naturais e fazem bem à saúde.

Mesmo que na sua empresa não exista uma grande estrutura, é possível oferecer frutas e snacks saudáveis. Esse tipo de ação é econômico, prático e fácil. Ao invés de ir comprar aquele salgado industrializado, o seu colaborador terá opções gratuitas e que ajudam a comer melhor.

Você também pode oferecer materiais sobre como comer melhor, a importância da alimentação e dicas de receitas. Tudo isso ajuda a tratar sobre a obesidade no trabalho de forma leve.

3. Ofereça palestras educativas sobre os riscos da obesidade no trabalho

Se você não sabe como abordar ao certo o assunto da obesidade no trabalho, chame especialistas para fazer esse tipo de ação. Promover uma semana do bem-estar ou até mesmo uma conversa mensal com alguém da área da saúde já ajuda bastante.

Você pode variar nos temas, por exemplo. Um mês pode tratar sobre atividade física, no outro sobre receitas saudáveis e, quem sabe, sobre como a obesidade é um fator de risco para várias doenças.

Informar os seus colaboradores é uma das formas que você tem de motivar para que saibam como cuidar de si. Para isso, faça campanhas específicas, aproveite datas como o Dia Mundial da Saúde ou sobre algumas das doenças mais recorrentes no país.

4. Invista na ginástica laboral

Uma das formas de evitar a obesidade no trabalho é através da ginástica laboral. Você sabe o que é isso? São sessões de exercícios físicos que podem ser realizados no ambiente de trabalho, incluindo principalmente os movimentos de alongamentos.

Essa é uma forma de fazer a equipe interagir e sair um pouco da rotina. Se você tem uma empresa onde as pessoas trabalham muito tempo em pé ou sentadas, a ginástica laboral é ótima para ajudar o corpo a relaxar.

Essa também é uma forma de você estimular os colaboradores a fazerem algum exercício, mesmo sendo de leve impacto. Dessa maneira, eles podem começar a se interessar por cuidar da saúde e procurarem novos hábitos também fora do trabalho.

As dicas que você conferiu acima ajudam a evitar a obesidade no trabalho. O ideal é que você consiga integrar mais de uma ação para realmente estimular os seus colaboradores. Esse cuidado com a saúde física e mental deles é fundamental para trabalharem bem e produzirem felizes.

Com os nossos cursos e treinamentos presenciais (In Company) você, gestor, vai conseguir cuidar da saúde e do bem-estar dos seus colaboradores com excelente custo-benefício. Temos uma ampla rede de profissionais credenciados e atendemos empresas em todo o Brasil. Entre em contato conosco e solicite um orçamento personalizado para as necessidades do seu negócio!

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site