Percepção de Riscos nos Ambientes de Trabalho

Sjöberg et al. (2004) deu a seguinte definição de percepção de risco:

“A percepção de risco é a avaliação subjetiva da probabilidade de um tipo específico de acidente acontecer, e o quanto estamos preocupados com as consequências. Perceber o risco inclui avaliações da probabilidade e também das consequências de um resultado negativo”.

De maneira simplificada, percepção de risco é o ato de perceber o risco, e para perceber o risco no ambiente de trabalho, o trabalhador deve pensar sempre nas consequências (positivas ou negativas) e a probabilidade de tais consequências.

Conforme a Norma Regulamentadora nº 01 (NR-01) - Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais:

1.5.3.3 A organização deve adotar mecanismos para:

a) consultar os trabalhadores quanto à percepção de riscos ocupacionais, podendo para este fim ser adotadas as manifestações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, quando houver; e

b) comunicar aos trabalhadores sobre os riscos consolidados no inventário de riscos e as medidas de prevenção do plano de ação do PGR.

Abaixo estão informações referentes ao Curso de Percepção de Riscos oferecido pela TREINISEG:

Curso Percepção de Riscos | TREINISEG - Treinamentos em Segurança do Trabalho

Objetivo

Dotar os participantes de conhecimentos para compreenderem a percepção de riscos nos ambientes de trabalho, tendo em vista que é um dos fatores fundamentais na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, minimizando ou erradicando seus efeitos dentro das empresas.

Público

O curso de Percepção de Riscos é destinado às pessoas envolvidas na gestão da segurança do trabalho nas empresas, como os integrantes da CIPA, técnicos do segurança do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, ergonomistas, gestores de RH, líder de equipe, ou  indivíduos que queiram aperfeiçoamento profissional na área da saúde e segurança do trabalho.

Conteúdo Programático

  • Introdução;
  • Pré- teste de percepção;
  • Diferença de Observação x Percepção;
  • Importância da percepção na prevenção de acidentes;
  • Os 5 sentidos no auxilio da percepção;
  • Fatores que influenciam positiva e negativamente a percepção;
  • Como melhor o nível de percepção;
  • Compreensão de símbolos;
  • Metodologias que auxiliam na percepção de riscos: AST – Análise de Segurança da Tarefa, Pré Uso, Checklist, Técnica dos 6 olhos;
  • Importância das técnicas de percepção de riscos: APR – Análise Preliminar de Riscos.

Metodologia de Estudos:

O curso é composto por textos e vídeos em uma plataforma dinâmica, os vídeos são exibidos durante o decorrer do conteúdo, dessa forma os conteúdos multimídia são disponibilizados somente no formato online.

Avaliação:

O curso é composto por módulos, cada módulo possui uma pequena avaliação. O Aluno necessita ter um aproveitamento igual ou superior a 70% em cada módulo para automaticamente liberar o módulo seguinte.

Modelo de Certificados:

Certificação Frente Certificação verso

#percepcaoderisco, #segurançadotrabalho, #NR01, #NR10, #NR-33, #risco, #NR33, #apr, #CIPA, #AST, #tecnicadosseisolhos

 

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site