Planner: como usá-lo para organizar seu dia

Início de ano é sempre o mesmo dilema. Como organizar a rotina? Como cumprir todos os compromissos? Como ser eficiente? Uma opção encontrada por muitos profissionais é o planner. Ou seja, uma versão mais moderna da agenda que usamos diariamente. É fácil usá-lo? Continue lendo e descubra.

O Planner possui diversas ferramentas. Com ele é possível organizar além da vida profissional, vida pessoal, vida financeira, e ter um panorama mais acertivo dos últimos meses. Num primeiro momento é trabalhoso mas o resultado compensa o tempo investido.

A seguir algumas dicas de como otimizar o uso do planner na sua rotina.

1. Personalize seu planner

Atualmente há diversos tipos de planners semanais, mensais, anuais, e até específicos para determinadas áreas caso você seja professor, médico, coach, ou outro profissional. A maioria permite personalização. É questão de anotar todos os compromissos, definir metas, e com o tempo perceber se esse é seu estilo.

2. Defina metas

Uma das vantagens de usar planner é definir e registrar metas. Isso permite avaliar quanto tempo será necessário, se poderá ser dividida em tarefas menores, se realmente vale a pena seguir com aquilo, ou ainda mudar as estratégias. Metas precisam ser cumpridas.

3. Determine horários

Uma das maiores dificuldades das pessoas em geral é determinar um horário para cada coisa. Ler e-mails. Terminar um relatório. Checar as redes sociais. O que acontece normalmente? Fazemos tudo ao mesmo tempo durante o dia inteiro. Isso influencia diretamente na produtividade. Quando você determina horários e os cumpre também é capaz de perceber quais tarefas demandou mais tempo.

4. Utilize cores

O ser humano é visual. Isso quer dizer que cores chamam a atenção. Ao preencher o planner é interessante separar compromissos, tarefas, metas, e coisas que precisem de mais atenção por cores. Assim à primeira vista será mais fácil ter noção de como será aquele dia.

No princípio parece uma tarefa difícil mas é questão de prática. Alimentá-lo diariamente é como um novo hábito, quando menos perceber fará parte da sua rotina. O planner pode ser encontrado em diversas papelarias físicas e também pela internet. Você já conhecia? O que usa para se manter organizado? Compartilhe sua experiência.

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site