Segurança Diferente (Safety Differently): O que é?

As visões de segurança do trabalho mudaram bastante nas últimas décadas, por isso surgiu o conceito de Segurança Diferente (Safety Differently). Nessa ideia, o foco é tratar os trabalhadores como parte da solução dos problemas e riscos.

Ao todo, são quatro princípios utilizados como base no conceito de Segurança Diferente. Você vai conhecer melhor sobre o assunto neste artigo!

O que é Safety Differently?

A ideia de Safety Differently foi criada por um professor, chamado Sidney Dekker. O termo surgiu em 2012 e vários livros e trabalhos já foram publicados seguindo essa filosofia de segurança do trabalho.

O que Dekker critica é aquilo que ele chama de pensamento tradicional sobre segurança do trabalho. Esse pensamento, segundo ele, é baseado em três ideias:

  • Os trabalhadores são a causa dos problemas com acidentes no trabalho;
  • As empresas devem controlar o comportamento dos trabalhadores com regras exigentes para evitar os acidentes;
  • Ter segurança do trabalho significa não existir acidentes.

Dekker questiona todos esses argumentos e afirma que essa não é a forma certa de fazer um gerenciamento de riscos eficiente. Por isso, criou então a filosofia de Safety Differently, ou Segurança Diferente, em português.

Nessa nova ideia, o pensamento tradicional é atualizado e as pessoas não são mais o problema: elas se transformam na solução. Além disso, a segurança vai muito além da ideia de não haver acidentes.

Princípios da Segurança Diferente

Os trabalhadores não são o problema

Ao invés de pensar nos trabalhadores como causa dos acidentes, a Segurança Diferente enxerga neles a solução. Contudo, para isso acontecer é necessário que eles aprendam sobre os processos produtivos e sobre os riscos presentes em cada atividade para que ajudem a criar soluções.

Desta forma, eles também melhoram as próprias habilidades e ajudam a construir um ambiente mais seguro para todos. Depois, ainda podem repassar o que aprenderam para colegas mais novos. Com o tempo, a segurança do trabalho se torna uma verdadeira cultura da empresa.

Segurança não é a ausência de acidentes

Afinal, o que é a segurança do trabalho? Na ideia de Safety Differently, ela não significa simplesmente não haver acidentes.

Na verdade, a segurança se define a partir da existência de capacidades positivas para fazer tudo dar certo e não errado. Ou seja, você identifica o que é bom para evitar acidentes e impulsiona essas práticas e aprendizados. Assim, cria-se um sistema regular e seguro.

Não pressionar o comportamento dos trabalhadores

A ideia na Segurança Diferente não é pressionar para que os trabalhadores sigam regras rígidas. Apesar de as orientações e regras de segurança existirem, a mentalidade é de que todos queiram contribuir para que sejam cumpridas.

Quando você assume que um trabalhador precisa sofrer pressão para não fazer algo errado, já está induzindo que ele cometa o erro. Isso causa constrangimentos no ambiente de trabalho e inibe os trabalhadores. Com isso, o ambiente organizacional acaba se tornando negativo para todos.

O importante é ver o trabalhador como parte do processo. Por isso, o foco deve ser no sistema completo de segurança, não em quem trabalha nele. Se você tem um sistema frágil na sua base, então a culpa é da empresa, e não das pessoas.

Problemas acontecem

Ainda que você faça tudo certo e seus trabalhadores colaborem, os problemas podem acontecer. O que a ideia de Segurança Diferente diz a respeito disso?

Em um ambiente de trabalho existem vários processos e pessoas agindo ao mesmo tempo. Devido a isso, é praticamente impossível que problemas não aconteçam. O que se deve pensar sempre é na forma como se reage positivamente ou não ao haver um problema.

Por que implementar a cultura Safety Differently em sua empresa?

Como você viu acima, o foco da Segurança Diferente é enxergar a segurança do trabalho de uma perspectiva mais positiva. Para isso, é fundamental que se analise todos os riscos e suas gravidades.

Contudo, além dessa análise, você precisa pensar em como todos os membros da empresa vão aprender a prevenir os acidentes. Eles é que formam a parte importante desse sistema de prevenção. O aprendizado constante com aquilo que dá certo é um fator essencial.

Portanto, quando você aposta na Segurança Diferente, garante que todos vão aprender em conjunto e fazer parte desse esforço contínuo pela segurança. Além de um ambiente mais saudável para as equipes, há também mais atenção para identificar e evitar acidentes.

E o melhor é que tudo isso passa a ser feito de forma natural na empresa. Não é necessário constranger pessoas ou criar punições, por exemplo. Portanto, essa mudança de mentalidade pode beneficiar toda empresa, desde que se entenda o que realmente é a Safety Differently.

Gostou de conhecer a abordagem Safety Differently? Então continue acompanhando o nosso blog para se manter bem-informado sobre as últimas novidades em segurança e saúde do trabalho!

Comentários
Enviar um Comentário

Estados Atendidos

Quero Receber as Novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar as novidades e novos cursos registrados no site